Reunião da SBPC: abertura discute ciência e inovação para jovens

Publicado em 13 de julho de 2020 às 08h38min

Tag(s): Ciência



“A ciência, a inovação e os jovens” foi o tema de abertura da Mini Reunião Anual Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi ministrado pelo presidente de honra da entidade, Sérgio Mascarenhas de Oliveira. Realizado na noite deste domingo, 12 de julho, o evento contou com as participações do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo; do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes; e do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. 

Sérgio Mascarenhas iniciou sua palestra falando sobre o mural da Escola de Atenas de Rafael de Sanzio, que está no Museu do Vaticano, por considerar que há uma mensagem do Renascimento Italiano para a humanidade de todos os tempos. Entre as análises da peça artística, o cientista discutiu sobre o pensamento abstrato platônico e o pensamento empírico aristotélico, relacionando à interpretação de Albert Einstein, na qual há uma  dupla visão entre a análise teórica do passado e do futuro. “A interpretação teórica abstrata das ideias platônicas e a exigência da comprovação experimental aristotélica, que comprova a teoria, é essencial.”

Ele também dirigiu aos jovens a frase do prêmio Nobel, Abdus Salam, ao dizer que nações sem ciência, tecnologia e educação estão fadadas a ser fornecedoras de commodities para os países desenvolvidos, sem a capacidade própria de progresso. “Se olharmos o progresso, só tem um caminho para o país, para a América Latina, para a África, para a Ásia, que é o caminho da educação, da ciência, da tecnologia e do humanismo. Não podemos desprezar o humanismo, não podemos desprezar a força que têm as mulheres na nossa sociedade”.

Abertura da Mini Reunião

Na fala de abertura, o reitor Daniel Diniz contou que a UFRN iria sediar pela terceira vez a reunião da SBPC, mas houve a necessidade de adiamento devido à pandemia da covid-19. Na perspectiva do gestor, a realização virtual não vai diminuir o empenho e as contribuições dos cientistas, especialmente, neste momento que a importância da ciência se torna mais evidente. “Essa reunião virtual, que hoje iniciamos, é apenas o prenúncio de que o desalento não diminuirá o nosso entusiasmo, com a fé inabalável na ciência e no país”. 

Em seguida, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, reforçou a importância de levar os jovens para a ciência. “Em um momento como esse [pandemia], mais do que nunca fica claro o quanto que a ciência e a tecnologia têm a contribuir para tudo, seja no nosso país, seja no planeta como um todo”, opina.

Já o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, lembrou que a pandemia do novo coronavírus causou pela primeira vez o adiamento, em 72 anos, da reunião da SBPC. Dessa forma, a entidade organizou uma versão virtual do evento para marcar a data, enquanto não há previsão para realização presencial.  O tema da Mini Reunião Anual Virtual é Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI e o evento terá diversas atividades remotas, como conferências, painéis e webminicursos.

A abertura da reunião contou ainda com as apresentações do Coral Infantil da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), do Madrigal da UFRN e da Filarmônica UFRN. Assista ao evento no canal do YouTube da SBPC e confira a programação no site do evento.

Fonte: Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]