UFRN discute inclusão e acessibilidade no contexto da pandemia

Publicado em 12 de agosto de 2020 às 12h29min

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O Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizado na manhã desta terça-feira, 11 de agosto, com o intuito de discutir a atuação da Comissão Gestora de Inclusão e Acessibilidade da instituição, a retomada do trabalho das Comissões Permanentes de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) nas Unidades Acadêmicas, além das ações da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA).

O reitor José Daniel Diniz fez a abertura do encontro virtual, ressaltando a importância de discutir e planejar ações de inclusão e acessibilidade, especialmente diante do contexto atual em que as atividades remotas são a alternativa possível, visando manter o distanciamento social para evitar a transmissão da covid-19. “É preciso que a UFRN dê uma atenção especial às pessoas da comunidade universitária que têm necessidades específicas”, o gestor incentivou ainda o trabalho conjunto para oferecer a melhor condição de aprendizagem aos estudantes.

O secretário de Inclusão e Acessibilidade (SIA), Ricardo Lins, destacou o esforço para a efetivação de ações da UFRN no enfrentamento à pandemia, diante do novo cenário administrativo e acadêmico, em virtude do teletrabalho e do ensino remoto. Nessa perspectiva, o professor falou sobre a necessidade de atenção à população universitária com deficiência sensorial (cegos, com baixa visão, surdos e surdocegueira).

Lins abordou ainda as principais barreiras enfrentadas pelos estudantes e servidores com deficiência sensorial, que são tecnológicas, de condições ambientais e socioeconômicas, de comunicação, metodológicas e pedagógicas. Dessa maneira, na opinião do secretário da SIA, é preciso incorporar nas ações meios que promovam a acessibilidade no contexto digital.

Outros encaminhamentos tratados no encontro foram a escolha de representação para compor a Comissão Gestora de Inclusão e Acessibilidade; o apoio dos diretores das unidades acadêmicas junto à SIA, para retomada das atividades acadêmicas; e a organização de oficinas de elaboração de documentos digitais acessíveis.

Fonte: UFRN

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