Eventos virtuais marcam início das atividades do Centenário de Paulo Freire em 2021

Publicado em 11 de setembro de 2020 às 13h11min

Tag(s): PROIFES



A Internacional da Educação América Latina (IEAL) e suas organizações afiliadas na região, dentre elas o PROIFES-Federação, vão comemorar no dia 16 de setembro o 99º aniversário do nascimento de Paulo Freire com a realização de um evento virtual reunindo entidades de diversos países.

Como parte das atividades, serão disponibilizados materiais gráficos e audiovisuais da campanha do Centenário de Paulo Freire, que será celebrado em 19 de setembro de 2021. O evento, organizado pela Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (Red Estrado) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), será transmitido pelo Facebook às 11h00 de Brasília e pode ser acompanhado neste link este enlace.

“Defender o legado de Paulo Freire, para o Brasil, tem um significado muito especial. Nesse momento em que se prepara o Centenário do nascimento de Paulo Freire, que acontece em 2021, resgatar a educação libertadora e a pedagogia freireana de inclusão é fundamental como ferramenta de enfrentamento à nova política de precarização das carreiras docentes, de cortes de orçamentos da educação, e de aumento da privatização do ensino em meio à pandemia”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato).

Semana Freireana

A Lei n. 12.612, de 13 de abril de 2012, declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Paulo Reglus Neves Freire, nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na cidade do Recife. Um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, defensor de uma prática dialética em busca da formação integral do ser humano. O seu livro “Pedagogia do Oprimido” é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo. Recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e contribuiu com as reformas educacionais nos países da África que falam a língua portuguesa, com mais intensidade na Guiné-Bissau e em Moçambique.

No sábado, 19 de setembro, serão celebrados os 99 anos de nascimento do Educador Paulo Freire. Neste sentido, as entidades do movimento educacional brasileiro, reunidas no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), convocam todo o povo brasileiro a celebrar a Semana Freireana em Defesa da Vida e da Educação Pública, de 14 a 19 de setembro, para juntos e juntas reivindicar, anunciar, denunciar, agitar, mobilizar e fortalecer as lutas por Justiça Social.

Centenário de Paulo Freire 1921-2021

A escultura de Freire no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, será um dos lugares de encontro, reflexão e comemoração, em setembro de 2021, do centenário do filósofo e educador brasileiro. “Nos vemos em Recife!”é o lema que motiva a celebração do encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano que será realizado na capital pernambucana no próximo ano.

"Em 2021 estaremos novamente no Brasil, em Recife, naquele que esperamos que seja o maior encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano, para deixar gravada a imagem de Paulo Freire como um símbolo de nossa luta”, afirmou Hugo Yasky, presidente do Comitê Regional da IEAL.

Com informações Ascom IEAL e CNTE

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]