NEI elabora protocolo para retorno das atividades presenciais

Publicado em 17 de setembro de 2020 às 18h38min

Tag(s): UFRN



O Comitê Multidisciplinar do Núcleo de Educação da Infância (NEI/Cap) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) elaborou um protocolo para o retorno presencial, planejado e seguro das atividades de ensino. O grupo é composto pela Direção da unidade e por representação dos docentes, técnico-administrativos e das famílias dos estudantes.

Com a suspensão das atividades presenciais da UFRN, em março, devido à pandemia da covid-19, os setores da instituição de ensino iniciaram, imediatamente, um trabalho de planejamento para analisar cenários possíveis da retomada das atividades acadêmicas. Nesse sentido, desde o início do isolamento social, o NEI vem publicando atividades a serem realizadas pelas crianças em casa com suas famílias. Em julho, após a regulamentação das atividades acadêmicas remotas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, a unidade iniciou oficialmente o ensino remoto, que foi planejado para seguir até 31 de dezembro, conforme autorização do Ministério da Educação (MEC) e resolução da Universidade.

Com o compromisso de oferecer um retorno responsável e seguro, o Núcleo instaurou o Comitê Multidisciplinar do NEI, com o objetivo de planejar e construir o Protocolo de Retorno Presencial das Atividades Letivas do NEI para 2021, que tem como premissas uma abordagem integral, reconhecendo o impacto da covid-19 nos aspectos físico e mental; a escuta atenta das crianças, compartilhando as decisões e procedimentos de rotina; o diálogo permanente com as famílias; a participação efetiva dos servidores; a inclusão e acessibilidade, respeitando as especificidades da comunidade escolar; além da reconstrução resiliente, que se trata de reafirmar os pressupostos da interdisciplinaridade, da democracia e dos protocolos de biossegurança.

Conforme o documento Comitê Multidisciplinar NEI-Cap/UFRN – Para um retorno presencial planejado e seguro, o retorno presencial se dará em etapas, que compreendem a formação e reforma ou adaptação dos espaços físicos do NEI; o retorno presencial escalonado; e a avaliação do processo de retorno e ajustes necessários. 

NEI

O Núcleo de Educação da Infância (NEI/Cap) da UFRN funciona como um Colégio de Aplicação, vinculado ao Centro de Educação (CE) da UFRN, ofertando vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) e no Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano). A unidade superou a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Referência na educação dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o NEI alcançou nota 8.1, sendo que a meta nacional foi de 5.9.

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]