Encontro com docentes da UFRN debate desafios para a categoria, saiba como participar

Publicado em 21 de setembro de 2020 às 17h40min

Tag(s): Encontro



Nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de fazer parte da construção do debate sobre as pautas de luta da categoria no 1º Encontro de Docentes da UFRN. Promovido pelo ADURN-Sindicato, o evento é preparatório para o XVI Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que acontece no mês de novembro. 

Os debates partem dos cinco eixos definidos e aprovados no Conselho Deliberativo da Federação: Os desafios do presente para o Brasil: cenário econômico e social, saúde, meio ambiente, cultura e comunicação; As carreiras, os salários, as condições de trabalho docente e a retomada das atividades de ensino; Os desafios da Ciência e Tecnologia nas IFEs e a ética na pesquisa; A organização do movimento sindical e a expansão do PROIFES-Federação; e O futuro das políticas de Direitos Humanos no Brasil. 

O docente da UFRN, sindicalizado ao ADURN-Sindicato, pode participar da discussão de um ou mais eixos. Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível aqui.  O encontro é remoto e será realizado através da ferramenta Google Meet.

A realização de encontros nos sindicatos federados, durante todo o mês de setembro, “vão permitir que mais professores da base possam se debruçar sobre os textos, e trazer contribuições para o Encontro Nacional. Então é uma possibilidade que temos de ampliar o debate e trazer reflexões tão necessárias para esse ano de 2020” explicou o secretário do PROIFES-Federação e diretor do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão.

Ao final do evento será produzido um documento com as propostas discutidas localmente pela categoria para ser debatido e consolidado no Encontro Nacional. 

Convidados

Para enriquecer o debate, a discussão de cada eixo será conduzida por convidados ligados ao tema. Confira os nomes que estarão presentes:

Carlos Latuff

Chargista e ativista político brasileiro. Latuff iniciou sua carreira como ilustrador em 1989, numa pequena agência de propaganda situada no centro do Rio de Janeiro. Tornou-se cartunista depois de publicar sua primeira charge num boletim do Sindicato dos Estivadores, em 1990, e permanece trabalhando para a imprensa sindical até os dias de hoje. Com o advento da Internet, Latuff deu início ao seu ativismo artístico, produzindo desenhos copyleft para o movimento zapatista. Após uma viagem aos territórios ocupados da Cisjordânia, em 1999, tornou-se um simpatizante da causa palestina, no contexto do conflito israelo-palestino e passou a dedicar boa parte do seu trabalho a esse tema. Tem trabalhos espalhados por todo o mundo. É de sua autoria a primeira charge brasileira participante do Concurso Internacional de Caricaturas sobre o Holocausto, organizado em 2006, pelo jornal iraniano Hamshahri em resposta às caricaturas de Maomé, publicadas na Dinamarca. O concurso deu lugar a uma exposição de 204 obras vindas de todo o mundo, no Museu de Arte Contemporânea de Teerã. Latuff obteve o segundo lugar, com um desenho que retrata um palestino em desespero diante do muro da Cisjordânia, usando o uniforme dos prisioneiros de campos de concentração nazistas. No uniforme, aparece o Crescente, um símbolo muçulmano, em vez da Estrela de David, símbolo do judaísmo, que era usada pelos prisioneiros judeus nos campos de concentração nazistas.

Erika Andrade

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo e Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor,da Educação Básica e Superior, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

Eduardo Rolim

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Mestre em Química na área Síntese Orgânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutor em Farmacoquímica - Síntese Orgânica, pela Université Paris XI (Paris-Sud), na França (1997). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2005 participa da direção da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2012-2018, como Presidente), focando sua atividade na defesa dos interesses dos professores federais e de políticas públicas de Educação, com forte interesse no estudo das questões previdenciárias e em relações acadêmicas internacionais. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latinoamericano de Estudos avançados - ILEA/UFRGS e membro do Conselho Universitário da UFRGS como representante docente eleito (2020-2022).

Luis Nassif

Introdutor do jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico no país, nasceu em Poço de Caldas. É jornalista, cronista e músico. Vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se em 2003, 2005 e 2008 em eleição direta da categoria. Também recebeu o Prêmio iBest de Melhor Blog de Política, em eleição popular e da Academia iBest. Foi membro do Conselho do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Conselho de Economia da FIESP. Autor de "O Jornalismo dos anos 90", "Menino de São Benedito" e “Os Cabeças-de-Planilha”. Finalista do Prêmio Jabuti de 2003 na Categoria Contos/Crônica. Em 1995 lançou o CD "Roda de Choro", solando bandolim, semi-finalista do Prêmio Sharp de Música Instrumental.

Mercês de Fátima
Doutora em Saúde Coletiva, na área de concentração Ciências Sociais em Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2016); Mestre em Sociologia (2010), Bacharela em Ciências Sociais (2006) e Licenciada em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Patrimônio Imaterial pela Fundação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pernambuco - FUNDARPE (2011). Atualmente é colaboradora do Laboratório de Pesquisa Social em Medicina e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Sócia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS). Tem experiência nas temáticas de: Saúde e Sociedade; Diversidade Cultural em Saúde; Promoção da Saúde; Relações étnico-raciais; Fome; Pensamento Social e em Saúde; Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.

Sidarta Ribeiro 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas. Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em Psicobiologia, Bioinformática  e Neurociências. Desde 2011 é membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School). Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA - CAPES/Observatório da Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat). Membro desde 2015 do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, e seu Coordenador Científico desde 2018. Editor associado dos periódicos PLoS One, Frontiers in Integrative Neuroscience e Frontiers In Psychology - Language Sciences. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Instituto Chacruna de Medicamentos de Plantas Psicodélicas. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE).

Willington Germano

É "Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em reconhecimento ao seu notável desempenho como educador e administrador nesta instituição". Mestre em sociologia e doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação (desde 1992). Atuou no Movimento de Educação de Base (MEB) e na Secretária de Educação do Rio Grande do Norte. Foi Pró-Reitor de Extensão Universitária da UFRN e Vice-Presidente do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Autor do Livro " Estado Militar e Educação do Brasil: 1964-1985", bem como de artigos, capítulos de livros e de vários outros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, em revistas, livros e anais de congressos acadêmicos nacionais e internacionais.

 

Para acessar os textos de referência para os debates clique aqui.

 

Confira abaixo a programação do 1º Encontro de Docentes da UFRN:

Programação

Segunda-feira, 28 de setembro

  • 13h30 - Abertura
  • 14:00 - Eixo 3: Os desafios da Ciência e Tecnologia nas IFEs e a ética na pesquisa Convidado: Sidarta Ribeiro (Neurocientista)
  • 18:30 - Eixo 5: O futuro das políticas de Direitos Humanos no Brasil Convidados: Carlos Latuff (Ilustrador) e Mercês de Fátima (Cientista Social)

Terça-feira, 29 de setembro

  • 18:30 - Eixo 2: As carreiras, os salários, as condições de trabalho docente e a retomada das atividades de ensino Convidadas: Érica Andrade (Docente da UFRN) e Andreia Munemassa (Assessora jurídica do ADURN-Sindicato)

Quarta-feira, 30 de setembro

  • 15:30 - Eixo 1: Os desafios do presente para o Brasil: cenário econômico e social; saúde; meio ambiente; cultura e comunicação Convidados: Luis Nassif (Jornalista) e José Willington Germano (Sociólogo)
  • 18:30 - Eixo 4: A organização do movimento sindical e a expansão do PROIFES-Federação Convidados: Eduardo Rolim (Diretor do PROIFES-Federação) e Wellington Duarte (Presidente do ADURN-Sindicato)
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]