Propesq divulga resultado do Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN

Publicado em 04 de outubro de 2020 às 18h23min

Tag(s): UFRN



A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou nesta sexta-feira, 2 de outubro, o resultado da 2ª edição do Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN. Com o objetivo de valorizar os pesquisadores da instituição e suas contribuições para o desenvolvimento da ciência, a premiação deu destaque a cientistas das áreas das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A pró-reitora adjunta da Propesq, Elaine Gavioli, explicou que o principal intuito do prêmio é dar visibilidade aos pesquisadores da instituição, a fim de servir de inspiração para os alunos da graduação e pós-graduação. “Na instituição temos grandes pesquisadores, com carreira reconhecida nacional e internacionalmente, e essa é a oportunidade para reconhecermos as contribuições deles para a ciência”, considera.

Os vencedores desta edição foram José Renan de Medeiros, das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Lucymara Fassarella Agnez Lima e Selma Maria Bezerra Jeronimo, das Ciências da Vida; e Marco Tulio Mendonca Diniz, das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A avaliação para o prêmio foi realizada por bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), externos à instituição, mediante análise de currículo dos candidatos com base nos critérios de relevância e impacto das publicações científicas, formação de recursos humanos para a pesquisa, internacionalização e relevância da pesquisa na área de atuação. Segundo a Propesq, para a área de Ciências da Vida, devido ao alto grau de excelência dos inscritos, os avaliadores consideraram a escolha do vencedor uma tarefa extremamente difícil. Dessa forma, a Pró-Reitoria optou por premiar duas pesquisadoras.

A 2ª edição do Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN registrou 36 candidatos, sendo 11 das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, 16 das Ciências da Vida e 9 das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, superando o número da 1ª edição. A entrega dos prêmios aos vencedores está prevista para 12 de novembro de 2020 em sessão virtual. 

Os vencedores irão ainda proferir uma conferência no XXXI Congresso da Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, que ocorrerá de maneira totalmente remota em 2020. Informações sobre o evento, podem ser obtidas no site do evento.

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]