Nota de Apoio à Comunidade Acadêmica da UFPB - PROIFES-Federação

Publicado em 05 de novembro de 2020 às 21h55min

Tag(s): PROIFES



Em momentos em que o autoritarismo beira o paroxismo, acendem-se sinais de alerta em todo o campo democrático. A nomeação, pelo governo Bolsonaro, para reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alguém que não obteve sequer um voto no Colégio Eleitoral estabelecido pela instituição, parece ser um destes momentos históricos.

O desrespeito à autonomia das Universidades e Institutos Federais, prevista no artigo 207 da Constituição Federal, já havia se tornado norma na nomeação para reitores dos segundos e terceiros colocados das listas tríplices votadas pelas próprias instituições. Entretanto, ganha contornos tétricos, e preocupantes, a disposição em nomear reitor alguém sem qualquer legitimidade de seus pares.

O PROIFES-Federação vem nesta manifestar seu inconteste apoio ao corpo docente, discente e trabalhadores e trabalhadoras da UFPB, que veem neste ato arbitrário, abusivo e sorrateiro suas escolhas autônomas ignoradas e sobrepassadas na nomeação de um candidato com zero votos, e consequente zero apoio e legitimidade na comunidade acadêmica paraibana.

O PROIFES-Federação se irmanará à comunidade da UFPB na reversão dessa arbitrariedade e desrespeito à autonomia desta universidade, denunciando, alertando, e envidando os máximos esforços, em todas as frentes, para que a democracia prevaleça, sempre, como valor máximo da educação e para o Brasil, em todas as esferas, em todos os momentos.

Baixe aqui a nota em PDF.

 

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]