DAP informa prorrogação de Prova de Vida para aposentados e pensionistas

Publicado em 30 de novembro de 2020 às 20h32min

Tag(s): Aposentados



O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da UFRN informa a prorrogação da obrigatoriedade do recadastramento de aposentados e pensionistas do Governo Federal, mais conhecida como Prova de Vida. O novo prazo se estende até o dia 31 de janeiro de 2021, por decisão do Ministério da Economia. Assim, nenhum beneficiário terá qualquer prejuízo.

A Prova de Vida é obrigatória e deve acontecer todo ano no mês de aniversário dos aposentados e pensionistas para evitar a suspensão do pagamento, mas vem sendo adiada nos últimos meses devido à pandemia do novo coronavírus. A partir de fevereiro, caso a realização da prova de vida seja liberada pelo Governo, os aniversariantes do mês deverão ser atendidos, seguindo o ritmo usual de recadastro. 

Além disso,  os procedimentos estão passando por modificações pelo Ministério da Economia para abranger outras formas de realizar a prova de vida. Uma delas está em desenvolvimento e é um aplicativo, que está em fase de teste e ainda não foi disponibilizado, mas que funcionará por meio de biometria.

Atualmente, o projeto piloto deste aplicativo conta com um grupo de 10 mil aposentados, pensionistas e anistiados, todos atendidos pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) do Ministério da Economia.

Após a conclusão de todos os testes, a utilização do sistema biométrico para acesso à Prova de Vida também poderá ser feita em terminais de autoatendimento dos bancos credenciados. Para mais informações sobre a Prova de Vida, acesse o site do Governo Federal.

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br