Sérgio Caetano lança “Histórias de Pretos Pobres e Pessoas em Situação de Rua” na próxima sexta-feira, 11

Publicado em 04 de dezembro de 2020 às 15h08min

Tag(s): Lançamento



“Um livro real com histórias de pessoas reais”, é assim que o escritor, poeta, cineasta e publicitário Sérgio Caetano define sua obra: Histórias de pretos, pobres e pessoas em situação de rua. O livro será lançado de forma remota na próxima sexta-feira, 11, às 16h, no canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

O evento é o terceiro da parceria entre o Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Cooperativa Cultural Universitária. Além do autor, participam do lançamento Luís França, mais conhecido como Mago dos Metais; e a professora, advogada e ativista do feminismo negro, Valdilene Martins. A live terá mediação do professor e diretor do ADURN-Sindicato, Ruy Rocha.

Editado pela Caravela Selo Cultural e fomentado pelo Edital Sebrae Economia Criativa 2020, o livro reúne a história de vida de dez pessoas negras, três delas potiguares. Pessoas que, apesar de terem vivido a maior parte de suas vidas com o mínimo possível para se manter, em determinado momento deram um novo sentido às suas trajetórias.

Essa é a segunda obra do autor baseada em fatos reais, a primeira: A maioria das cores - lamentos e empoderamentos, é constituída por 44 poemas que falam sobre o dia a dia do negro na sociedade. Sérgio Caetano explica que o seu segundo livro também seria de poemas, mas seguiu outro caminho graças ao Ivan, personagem retratado logo nas primeiras páginas da obra.

“Em 2019, a convite do Shopping Piedade (Salvador), eu fui fazer uma palestra e à noite tinha um compromisso no Pelourinho. Nessa ida do Shopping Piedade para o Pelourinho, eu paro em frente à Sorveteria Cubana. Eu estava com alguns problemas na cabeça, então sentei ali e fiquei, porque você tem a vista da Baía de Todos os Santos. E aí surge o Ivan, que é funcionário da sorveteria”, contou o escritor, em entrevista ao Jornal Potiguar Notícias.

A conversa que Sérgio e Ivan tiveram naquela noite permaneceu na cabeça do autor, que logo no dia seguinte começou a redigir o que lhe foi contado pelo funcionário da sorveteria. De acordo com Sérgio, foi a partir desse encontro casual que ele resolveu contar histórias de pessoas reais. “Histórias de pessoas que eu conheci, convivi ou que apenas encontrei, como o Ivan”, disse o escritor.

O livro Histórias de pretos, pobres e pessoas em situação de rua pode ser encontrado em Natal e Salvador. Em Natal estará disponível na Cooperativa Cultural Universitária a partir desta segunda-feira (07). Para adquiri-lo basta entrar em contato com a Cooperativa através do Whatsapp: (84) 9 9864-1991. Já em Salvador o livro estará disponível no ateliê O Mago dos Metais, com vendas através do Whatsapp (71) 9 9304 1486. Também é possível adquirir a obra entrando em contato diretamente com o autor, através do Whatsapp: (84) 99801 4449.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]