Estudantes, entidades da educação e reitores eleitos e não empossados em IFEs se reúnem ministro Gilmar Mendes

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 01h00min

Tag(s): PROIFES



A União Nacional dos Estudantes e uma representante dos 16 reitores e diretores de Instituições Federais de Ensino (IFEs) eleitos e não empossados estiveram reunidos nesta quinta feira, 9, com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A reunião faz parte de uma série de movimentações e ações destes reitores e de entidades da educação para chamar a atenção para a situação das IFEs que sofreram intervenção e tiveram sua autonomia desrespeitada.

“Estivemos reunidos com o Ministro do STF Gilmar Mendes, o objetivo foi apresentar nossas reivindicações acerca da Inconstitucionalidade da lei da lista tríplice que está sendo julgada pelo Supremo. Apresentamos os argumentos que demonstram que essa lei e a forma com que Bolsonaro a utiliza contrariam a autonomia universitária, tem caráter autoritário e prejudicam nossas instituições”, destacou o presidente da UNE, Iago Montalvão, sobre a reunião em que estiveram também presentes a presidenta da União Brasileira dos Estudantes, Rozana Barroso, reitora eleita e não empossada da Universidade Federal da Paraíba, Therezinha Martins, e a advogada da UNE, Thais Bernardes.

Segundo Montalvão, o encontro “teve fundamental importância para marcar nossa posição e reforçar a pressão pra que o processo seja julgado com urgência”, afirmou o presidente da UNE, acrescentando que na reunião com Mendes foi entregue um documento sistematizado com a situação de pelo menos 14 universidades que sofreram intervenções.

As movimentações dos reitores e dirigentes de IFEs eleitos e não empossados se somaram ao Ato Online contra a Reforma Administrativa e em defesa da Democracia, realizado também nesta quarta-feira, 9, promovido pela pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Publico com a participação de reitores eleitos não empossados, parlamentares e representantes de entidades sindicais. O ato foi presidido pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, e pode ser visto na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bolgz_bBSck

“Estes eventos destacam o posicionamento das IFEs em defesa da democracia. O PROIFES-Federação participa de todas as frentes que atuam para que a autonomia das IFEs seja respeitada e reforçada, e a democracia seja fortalecida. Neste sentido, o PROIFES atua com parlamentares de diferentes partidos, entidades da educação e movimentos sociais para a regulamentação definitiva do artigo 207 da Constituição Federal, que garante a autonomia e democracia nas IFEs”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]