Publicação organizada por docente da UFRN lança luz sobre questões relacionadas ao Semiárido

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 18h02min

Tag(s): Periódico



Um dossiê sobre as questões do Semiárido, assim pode-se definir a 55ª edição da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Organizada pela professora Cimone Rozendo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelo professor Paulo Cesar Oliveira Diniz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),  a publicação traz como tema, Sociedade e Meio Ambiente no Semiárido: controvérsias e abordagens. 

O periódico reúne 34 artigos que foram selecionados entre os mais de cem estudos enviados para avaliação. Pelo menos seis programas de pós-graduação da UFRN enviaram publicações para o projeto. A professora Cimone Rozendo explicou que o tema do Semiárido é muito secundário nos periódicos de uma maneira geral e que a revista pretende dar mais visibilidade ao assunto. 

“Nosso objetivo era criar um espaço de interlocução em que a gente pudesse publicar as pesquisas acadêmicas que estão sendo desenvolvidas na região Semiárida. Criar um material em que as pessoas pudessem apoiar suas pesquisas, divulgar e passar para os seus alunos, usar nas aulas, é uma forma de a gente também tentar diminuir a desigualdade em termos de publicação existente no Brasil”, afirmou a docente.

O periódico foi apoiado pela pró-reitoria de pós graduação da UFRN e contou com o apoio da UFCG e da UFPR. “Em tempos de grandes dificuldades com recursos, essas parcerias foram muito importantes”, destacou a professora .

A revista pode ser acessada no link: https://revistas.ufpr.br/made 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]