PROIFES debate autonomia das universidades e liberdade de expressão na TV 247 hoje, quarta-feira (17) às 21h

Publicado em 17 de março de 2021 às 13h29min

Tag(s): Autonomia Universitária



O PROIFES-Federação vai debater autonomia universitária e liberdade de expressão hoje, quarta-feira, 17, às 21h no programa TV 247 Entrevista. O presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, e a professora Erika Suruagy serão os convidados da entrevista comandada pela jornalista Andrea Trus, para contextualizar os ataques contínuos que o governo tem desferido aos docentes universitários em sua autonomia e na capacidade de se expressarem livremente.

A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Erika Suruagy, foi alvo de inquérito criminal aberto a pedido do presidente devido à colocação de outdoors, no final de 2020, com as frases “O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por COVID-19. #ForaBolsonaro”.

A Live terá transmissão pelas redes sociais (Facebook Youtube) da TV 247 e será retransmitida pela página de Facebook do PROIFES-Federação.

PROIFES e a autonomia universitária

Na semana passada o PROIFES-Federação participou de Lives de parlamentares e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) para debater a perspectiva docente e sindical sobre às recorrentes restrições e tentativas de intimidação e cerceamento da liberdade de expressão de professores e professoras de Universidades Federais.

Na última sexta-feira, 12, o PROIFES-Federação participou da Live da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal para debater: “Mordaça na Educação: o governo Bolsonaro e a censura à liberdade de expressão nas Universidades”. Na ocasião, Nilton Brandão e Erika Suruagy também dividiram a mesa virtual com o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, e com o epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, em Live comandada pelo Senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da CDH, e pelo vice-presidente da CDH, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Na segunda-feira, 8, Brandão participou, a convite do deputado Federal Paulo Ramos (PDT-RJ),  do "Café da Manhã" online com o parlamentar, que reuniu diversas representações de Servidores Públicos para um debate sobre as ameaças das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 (Reforma Administrativa) e PEC 186/2019 (Emergencial). Além de Brandão, participaram Soraia Garcia (Sisejufe-RJ),  Alexandre Teixeira (Sindifisco Nacional - DS/RJ) e Paulo Henrique Garrido (Asfoc-SN), e o deputado Paulo Ramos, que é um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.


Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]