Por uma educação problematizadora e humanizadora

Publicado em 01 de abril de 2021 às 10h03min

Tag(s): Educação Paulo Freire



Para a coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, Eliete Santiago, o educador representa um pensamento ético-político que fundamenta a educação como possibilidade de acesso ao conhecimento crítico de homens e mulheres, independente de idade, raça, gênero ou geração. Confira a entrevista exclusiva na edição especial do Jornal da Ciência!

Durante muito tempo, a contribuição de Paulo Freire foi associada a um método de alfabetização. A experiência de Angicos (RN), no início dos anos 1960, que em pouco tempo alfabetizou centenas de adultos, notabilizou Freire e reforçou a ideia de criador de um método.

Mas, ele foi além do método, formulando uma teoria da educação, sustentada em concepções e princípios.

Essa é a visão da Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eliete Santiago. Pedagoga pela UFPE com doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (Rene Descartes), Santiago é professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da universidade e membro da “Rede Freireana de Pesquisadores”.

Em entrevista exclusiva publicada na última edição do Jornal da Ciência, Santiago fala sobre a contribuição que o pensamento freireano pode dar à educação nos dias de hoje e como ele via os desafios que se apresentam.

A concepção dele de educação, relatou Santiago, exigiu um novo olhar, uma nova relação entre os sujeitos da educação com o seu conteúdo. É o que ela chama de educação problematizadora.

“Este pedagogo brasileiro se contrapôs a um modelo hegemônico de educação que se realizava como ato dissertativo, distante da experiência de educandos e educandas, cujos conteúdos constituíam objeto de memorização mecânica. Denunciou e anunciou uma outra educação. Uma educação crítica, que não dicotomizava teoria e prática. Uma educação problematizadora, inclusiva e diversa, tendo por horizonte a justiça social”, afirmou.

A entrevista completa está na nova edição do Jornal da Ciência que é dedicada à educação em homenagem ao centenário de nascimento de Freire, trazendo um pouco mais da biografia e depoimentos de educadores e familiares. Traz também diversas abordagens que apontam os enormes desafios criados pelos cortes orçamentários, a política de cotas e a pandemia do coronavírus.

Baixe a nova edição do JC e boa leitura!

Fonte: Janes Rocha – Jornal da Ciência

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]