Pint of Science discute o papel do SUS e profilaxia da covid-19

Publicado em 17 de maio de 2021 às 11h12min

Tag(s): Ciência Evento



De segunda, 17, a quarta-feira, 19, acontece mais uma edição do Pint of Science, maior  movimento de divulgação científica do mundo por acontecer simultaneamente em diversos países e continentes. Aqui no Rio Grande do Norte, a atividade acontece em Natal e em Mossoró, com a participação de professores, técnicos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Santos Dumont (ISD) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Neste ano, os convidados vão discutir sobre o Papel do SUS, no primeiro dia, às 18h, e a oferta de profilaxia contra a covid-19, no segundo dia, às 19h.

O diretor do ADURN-Sindicato e membro do Grupo de Trabalho em Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação, Darlio Teixeira, faz parte da comissão organizadora do evento em conjunto com a professora Maria Carolina Gonzalez, do Instituto Santos Dumont (ISD); com o diretor da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), José de Paiva Rebouças; com a pós-doutoranda do Instituto do Cérebro, Andressa Radiske; e com o geólogo, Derick Guerra. A equipe é coordenada pela professora Janine Inez Rossato, do Departamento de  de Fisiologia e Comportamento do Centro de Biociências da UFRN.

Como o evento acontece on-line, as coordenações de Natal, Mossoró e Nordeste reuniram-se para realizar atividades conjuntas. Assim, Natal e Mossoró apresentam seus temas segunda, 17, e terça, 18, e a região Nordeste, na quarta-feira, 19, com o tema Empreender é uma ciência ou uma arte?. Participam do encerramento as empreendedoras  Sueli Santos Conceição, fitoterapeuta tradicional e CEO da Iyá Omi Cosmética Natural; Ekarinny Myrela Brito De Medeiros, jovem cientista, graduanda de Biomedicina e voluntária do Programa Ciência para todos – RN; e Franciane Marquele de Oliveira, CEO e diretora científica da Eleve Science, start-up de base tecnológica. A discussão pode ser vista por meio do YouTube.

Aqui em Natal, o tema será O SUS do lado de todos e contará com um debate concorrido, tendo como convidados os professores e pesquisadores Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN); Ricardo Ojima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DCAA/UFRN) e um dos coordenadores do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da covid-19 (ONAS-Covid-19); além de Abner Cardoso Rodrigues, professor do Instituto Santos Dumont (ISD). A mediação será da professora Janine Rossato, do Departamento de Fisiologia e Comportamento (DFS) do Centro de Biociências (CB/UFRN). A atividade começa às 18h.

Na terça-feira, a UFRN se junta com a Ufersa para realizar debate sobre O uso indevido de medicamentos  efeitos colaterais da pandemia. O debate será realizado por Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin, professora de Cirurgia e Transplante Hepático e coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas da Unicamp, e Bagnólia Araújo Costa, professora da UFPB, vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS, atualmente responsável pela disciplina Farmacodinâmica. A mediação será de Andressa Radiske, pós-graduanda do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN). A atividade acontece a partir das 19h.

Durante os dois dias, as pessoas que estão assistindo as discussões podem participar com os palestrantes por meio do chat do YouTube. A ideia é promover o conhecimento e ampliar o debate sobre os temas em discussão por meio dessa interação.

Pint of Milk

Uma novidade deste ano é o Pint of Milk: pergunte ao cientista, destinado a estudantes do ensino fundamental do estado. Perguntas  elaboradas pelos jovens estudantes sobre os diversos temas da ciência serão respondidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A atividade será transmitida nos três dias, a partir das 17h, nestes links1º dia2º dia e 3º dia.

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]