Reitoria dialoga com estudantes sobre orçamento

Publicado em 21 de maio de 2021 às 09h43min

Tag(s): DCE UFRN Orçamento



Com o intuito de dialogar sobre o orçamento das instituições federais de ensino superior, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, reuniu-se nesta quinta-feira, 20 de maio, com a representação dos estudantes. No encontro, foram esclarecidas dúvidas dos alunos sobre o cenário nacional e local e como os cortes na verba afetam o funcionamento das universidades.

O reitor Daniel Diniz explicou que os cortes vêm ocorrendo ano após ano, desde 2014. Na UFRN, atualmente, o orçamento de custeio (manutenção) é de R$ 115 milhões, somados a R$ 30 milhões para assistência estudantil. Já o orçamento de capital, utilizado para obras e aquisição de equipamentos, bens patrimoniais e material permanente, foi zerado em 2021. Nessa perspectiva, segundo o gestor, a UFRN vem somando esforços junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para reverter a situação que compromete o funcionamento pleno das universidades. Daniel Diniz reforçou ainda que é imprescindível o desbloqueio 13,8% da verba, bem como a recuperação do orçamento das instituições.

Além dos pró-reitores de Assuntos Estudantis (Proae), Edmilson Lopes e José Pereira, participaram do encontro os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Letícia Catu, Michael Douglas, Mateus Clementino e Lanrryk Lorran. Os alunos se colocaram à disposição na luta pela UFRN, no intuito de conscientizar sobre os prejuízos que os cortes trazem ao funcionamento das universidades públicas, destacando a importância da união da comunidade universitária e da sociedade.

Foto: Williane Silva

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]