Pesquisa, orçamento e universidades foram destaque na Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia do PROIFES

Publicado em 12 de julho de 2021 às 09h44min

Tag(s): Ciência e Tecnologia PROIFES



No Brasil a ciência e a tecnologia estão em total simbiose com a universidade pública, que concentra quase a totalidade da pesquisa científica nacional. Este ano o Ministério da Ciência e Tecnologia tem menos da metade do orçamento de seis anos atrás, e as universidades tiveram cortes de um bilhão de reais, e estamos deliberadamente ficando para trás em pesquisa e tecnologia. Por isso esse tema merece atenção especial e esta Conferência do PROIFES”, afirmou Wellington Duarte, presidente em exercício do PROIFES-Federação na abertura da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia do PROIFES, realizada nesta quinta-feira, 8.

A Conferência reuniu, durante dois dias, docentes, pesquisadores, gestores de universidades e institutos federais para debater, em quatro mesas, temas relacionados ao avanço científico e tecnológico brasileiro em tempos de negacionismo, cortes orçamentários e desinvestimento no setor de pesquisa e desenvolvimento. Realizada de modo virtual e remoto, a Conferência contou com transmissão na página de Facebook e no canal do Youtube do PROIFES, e com ampla participação online com interações, comentários, e apresentações.

“Ao reunir professores, pesquisadores e gestores que atualmente fazem, refletem e defendem a ciência no Brasil, assim como as instituições-chave do setor, a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia do PROIFES conseguiu construir um panorama completo do atual momento do sistema científico nacional e deixará como legado um conteúdo de interesse não só para os docentes federais, mas para a sociedade em geral. Além de uma importante contribuição para o debate público, a Conferência também se constituiu como um ato em defesa da educação púbica, da universidade e da ciência nacional”, avaliou o diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação, Ênio Pontes.

Confira abaixo a abertura e as mesas da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação:

Abertura

Mesa 1 - Do Laboratório à Luta Política: A construção de Uma Frente de Defesa da Ciência Nacional

Mesa 2 - Pesquisa e Universidade no cenário de pandemia e outras crises globais: o problema da fuga de cérebros no Brasil

Mesa 3 - Desafios para o financiamento da pesquisa no país: FNDCT e a Questão Orçamentária

Mesa 4 - Ciência, Humanismo e Saúde Pública no contexto da pandemia – impactos e desafios sociais da crise

 
Fonte: PROIFES-Federação
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]