“Manual do Desamparo”: obra de professora aposentada da UFRN busca quebrar “silêncio cruel” sobre perdas e abandonos

Publicado em 12 de julho de 2021 às 11h39min

Tag(s): Cooperativa Cultural Livros



“Como o destino de uma nação determina o destino de cada um de seus anônimos descendentes?”. A pergunta, que não é fácil, busca ser respondida no Manual do Desamparo, livro escrito pela professora aposentada da UFRN Jacirema Tahim. A obra poética permite, ainda, outros questionamentos: “como tem reagido a nossa literatura a temas como soberania, decadência moral, perda do idioma, perda do patrimônio natural, assassinato de adolescentes e crianças, política de adoção de crianças por estrangeiros, violência policial diária, mulher, religião?”.

Para Jacirema, a questão ambiental também é ignorada na literatura em geral, deixando de debater temas como a perda do território e da soberania nacional. Uma “aniquilação da vida”, sintetiza a autora.

Na orelha do livro, outra denúncia: “este Manual do Desamparo recusa a cumplicidade do silêncio que sepulta nossa ignomínia diária”. Um silêncio, informa que é “cruel”, porque é “indiferente à dor”.

Assim, em suas 288 páginas, o Manual do Desamparo traz cinco partes e poemas inéditos: “Sobre as ‘crianças de rua’”; “A decadência humana em todos os níveis e a busca da pátria”; “A mulher; a religião”; “O patrimônio ambiental de nossa cidade e o empobrecimento geral da qualidade de vida”, e finaliza com “O patrimônio ambiental do país e a soberania.” A obra pode ser adquirida na Cooperativa Cultural da UFRN.

Nascida em Natal, Jacirema estudou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez mestrado em Teoria Literária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado na Universidade de Paris X.  Entre livros publicados e produções acadêmicas, é autora de oito trabalhos. Atualmente, é professora aposentada do Departamento de Letras da UFRN.

 

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br