Duas semanas após apagão, CNPq soluciona problema e plataforma Lattes é restabelecida

Publicado em 09 de agosto de 2021 às 09h41min

Tag(s): CNPq



A plataforma de informações científicas estava comprometida desde o último dia 23 de julho por um servidor queimado

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, informou que a plataforma Lattes voltou ao ar na noite deste sábado 7, duas semanas após o apagão causado por um servidor queimado. No comunicado, a pasta reforçou que nenhum dado foi perdido.

Segundo o comunicado, com o restabelecimento do sistema, já é possível atualizar currículos e cadastrar novos usuários. O serviço de extração de dados por pesquisadores e universidades também foi recuperado.

Pelas redes sociais, no entanto, alguns usuários relataram ainda ter problemas para recuperar senha.

Relembre o caso

plataforma Lattes enfrenta problemas desde o dia 23 de julho quando um servidor interno foi comprometido. No dia 26, o sistema passou a ficar integralmente fora do ar. A informação inicial era de que não havia um backup e que os dados poderiam ter sido comprometidos. Horas depois, no entanto, o CNPq voltou atrás e afirmou ter os dados salvos em outro servidor.

Segundo o conselho, além dos dados não terem sido comprometidos, nenhuma bolsa deixou de ser paga. O calendário de entrega de documentos será prorrogado.

Fonte: Carta Capital

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]