Em nota conjunta, comunidade acadêmica da UFRN se manifesta contra a Reforma Administrativa

Publicado em 17 de agosto de 2021 às 19h20min

Tag(s): Nota Pública Reforma Administrativa



Desde 2016, o Brasil vivencia um período crítico de retrocesso político e social. Intensificado pelo governo Jair Bolsonaro, o projeto de desmonte do Estado brasileiro segue em curso com medidas para privatizar empresas, reduzir investimentos e oferta de serviços públicos, destruir as políticas que combatem as desigualdades sociais, retirar direitos e enfraquecer a representação dos servidores(as) e dos trabalhadores(as) do setor público. Todas essas medidas convergem na Proposta de Emenda à Constituição 32, a Reforma Administrativa que, na prática, representa o fim do serviço público. 

Diante disso, as entidades representativas das categorias que compõem a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - ADURN-Sindicato, ATENS/UFRN, Sintest/RN e DCE José Silton Pinheiro - vêm a público se manifestar contra a proposta de Reforma Administrativa do governo Bolsonaro, por considerarem que as consequências de uma eventual aprovação dessa reforma serão sentidas não apenas pelos(as) servidores(as), mas por todos(as) os(as) brasileiros(as), uma vez que todos(as) – sem exceção – utilizam o serviço público.

Ao atacar conquistas democráticas e pactos sociais construídos desde a redemocratização para que, assim, o setor privado lucre com atividades que antes eram públicas, a PEC 32 deixa a classe trabalhadora e aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade desamparados. Isso porque, o resultado desse modelo voltado para o mercado, com a diminuição do papel social do Estado, é a ampliação da fome, da pobreza, da concentração de renda e da barbárie.

Nesse sentido, o ADURN-Sindicato, a ATENS/UFRN, o Sintest/RN e o DCE José Silton Pinheiro, convidam docentes, estudantes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para nesta quarta-feira, 18 de agosto, somarem esforços no Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa. Nesta data, servidores públicos de todas as regiões do país e de diferentes esferas federativas estarão se mobilizando nas ruas e nas redes em defesa do serviço público. 

Em Natal, a atividade acontece amanhã (18), a partir das 13h, em frente ao prédio do INSS. Se não puder ir presencialmente, ative as suas redes sociais usando a hashtag #18ADiadeLuta. Esta luta é nossa, é sua! Não podemos silenciar diante do avanço da PEC32. Sejamos resistência frente a mais este ataque do Governo Federal.

 

ADURN-Sindicato

Atens/UFRN

DCE José Silton Pinheiro

Sintest/RN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]