Diretoria da Andifes se reúne com fóruns e colégios assessores em reunião remota

Publicado em 25 de agosto de 2021 às 09h59min

Tag(s): Andifes



Durante toda a tarde desta segunda-feira (23), a diretoria executiva da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve reunida remotamente com os diretores de fóruns e colégios assessores da associação para alinhar as agendas de trabalho na nova gestão.

Cada coordenador ou representante do respectivo colégio e fórum apresentou o planejamento para o semestre e as pautas prioritárias de interesse das universidades federais e do ensino superior público. Uma preocupação em comum é o retorno presencial das atividades, considerando as normas de biossegurança e a necessidade de investimentos para que isso ocorra de maneira segura para toda a comunidade acadêmica.

De acordo com o presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), o assessoramento pelos colegiados é fundamental para as ações empreitadas pela Andifes. “É inegável a segurança que temos nos dados e informações repassados pelos nossos colégios e fóruns assessores e a eficiência na atenção às demandas que vão surgindo na rotina da nossa entidade”, destacou.

O professor Waldenor Barros, coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), destacou que o colégio está passando por mudanças que visam o fortalecimento da internacionalização e das parcerias entre as universidades federais brasileiras e instituições de diversos lugares do mundo. “Está em andamento a construção de acordos com a Fundação Japão, Bélgica-Wallonie e TV5, visando fortalecer a Rede Andifes de Idiomas e o Programa Andifes de Mobilidade Internacional Virtual”, informou.

A coordenadora do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), professora Teresa Maciel, falou sobre a necessidade de soluções tecnológicas, sobretudo durante o período da pandemia, quando houve grande demanda de atividades remotas. “Algumas prioridades são o diploma digital, a negociação conjunta para aquisição de uma plataforma de ensino, o evento WTICIFES 2020 e a transformação digital”, detalhou.

A professora Olgamir Amancia Ferreira, coordenadora do Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX), externou preocupação com o financiamento da extensão. “Temos realizado encontros virtuais para debater questões centrais da extensão, mas, sem dúvida, o financiamento, sobretudo nesse contexto pandêmico, é algo que nos preocupa, de maneira que criamos comissões para acompanhar os temas centrais, como a avaliação e indicadores extensão; inserção curricular da extensão e creditação; tecnologias digitais e trabalho remoto na extensão; e extensão, trabalho em rede e mobilidade acadêmica”, frisou.

De acordo com a coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM), professora Rose Pinheiro, os comunicadores das universidades federais têm se empenhado em tornar conhecidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela rede federal. “Para os próximos meses, estamos nos organizando para realizar nosso Encontro Anual e Assembleia, uma nova edição do Concurso Audiovisual e para uma grande campanha de valorização das universidades federais”, afirmou.

Entre as pautas do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (COGRAD), a coordenadora, professora Socorro de Lima, destacou o sistema operacional para realização do Programa Promover Andifes e do Ecograd, a urgência de encaminhamentos sobre o Enade e a curricularização da extensão. “São muitas pautas que demandam nossa dedicação nesse momento. No que se refere ao retorno presencial, está previsto para abril do próximo ano um seminário sobre o retorno das atividades presenciais através da educação híbrida”, enumerou.

Ao falar sobre o planejamento para o semestre, o coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI), Charles Morphy, apresentou também uma memória das principais ações realizadas pelo colégio. “Temos trabalhado visando à construção coletiva das políticas da Capes e, dentre outras ações de assessoramento à Andifes, apresentamos um conjunto de indicadores de gestão e desempenho das universidades federais”, contou.

Coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), a professora Maisa Miralva falou sobre a importância da atuação conjunta dos colégios e fóruns. “Não temos vivido tempos fáceis, e o suporte que damos uns aos outros e à diretoria da Andifes, obviamente, é imprescindível para superarmos os obstáculos. Aproveito para destacar nossa articulação em parceria com o COGRAD para discutirmos e atuarmos conjuntamente sobre as Ações Afirmativas e Lei de Cotas”, salientou.

Daniel Bessa, coordenador do Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (FONDCF), lembrou da participação do fórum na revisão da NBCTSP 34, que trata de custos no setor público. “Além dos nossos encontros internos, estamos planejando a realização da XXXII Reunião Extraordinária do FONDCF, prevista para novembro”, explicou.

Representando o coordenador do Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), a professora Jamile Prado detalhou questões relacionadas à situação de funcionamento dos Hospitais Universitários na pandemia, no atendimento à população e sobre o funcionamento 24 horas dos Hospitais Veterinários. “Como alguns hospitais, embora tenham a estrutura hospitalar necessária, não funcionam 24h, há entraves nas questões orçamentárias que precisam ser tratados”, compartilhou.

Pelo Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), a professora Tânia Mara falou sobre as discussões que têm sido realizadas visando à manutenção das universidades federais, apesar das dificuldades orçamentárias. “Posso destacar nossas discussões sobre a matriz PNAES e o acompanhamento das novas instruções normativas sobre planejamento das Instituições”, sintetizou.

Mirian Dantas, coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE) afirmou que, entre outras pautas, o fórum tem se dedicado ao enfrentamento de desafios para as universidades impostos pela redução no orçamento previsto na PLOA. “Enfrentamos limites de provimento para reposição de vacância e no orçamento para contratação de substitutos, por exemplo”, detalhou.

Realizada por meio remoto, a reunião entre a diretoria e os coordenadores de colégios e fóruns ocorre tradicionalmente no início de cada nova gestão da Andifes, além de outras oportunidades no decorrer do ano.

Fonte: Andifes

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]