Departamento de Odontologia da UFRN promove debate acerca das contribuições de Paulo Freire na formação do profissional de saúde

Publicado em 09 de setembro de 2021 às 11h07min

Tag(s): Paulo Freire



O Departamento de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, entre os dias 15 e 17 de setembro, o evento “Centenário Paulo Freire: contribuições para a formação nos cursos da área da Saúde''. O encontro, que conta com o apoio do ADURN-Sindicato, trará conferências com especialistas da área e apresentação de trabalhos científicos.

Além de celebrar o centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, o encontro busca discutir as contribuições freirianas aplicadas à formação dos profissionais da saúde. “A Saúde apresenta várias experiências pedagógicas que se inspiram no educador ao abordar a promoção de saúde e o reconhecimento da determinação social da doença como elementos inerentes às melhores condições de vida propostas pelo Sistema Único de Saúde.” Explica o Prof. Dr. Luiz Noro, coordenador do evento.

O encontro é voltado a toda a comunidade acadêmica (docentes, estudantes e técnicos) e a movimentos populares que trabalham com a perspectiva freiriana na formação em seus mais diversos modos de manifestação. As inscrições são gratuitas pelo site https://abre.bio/centenariopaulofreire, até hoje, 09 de setembro de 2021.

Considerando as limitações impostas pela pandemia da COVID-19, as conferências e apresentações culturais serão transmitidas pelo Youtube no canal da ADURN-Sindicato. Os trabalhos serão apresentados via Zoom, com grupos divididos em pequenas salas. No dia, o link da sala principal será disponibilizado através do Instagram do evento, @eventocentenariopf.

Em 2021, comemora-se no Brasil e no mundo o centenário de nascimento de Paulo Freire, o nosso mais célebre educador, reconhecido pelo seu método revolucionário e crítico de alfabetização de jovens e adultos. Paulo Freire também é o cidadão brasileiro mais homenageado ao redor do mundo, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.

Confira abaixo a programação do evento:

 

Dia 15 de setembro

13h45min - Atividade cultural

14h - Conferência Magna: O legado de Paulo Freire na formação de profissionais de saúde

Convidados: Prof. Marcos Guerra (ex-Secretário de Educação - RN) e Prof. José Luis Medina Moya (Universidad de Barcelona)

16h - Mesa de abertura

17h - Atividade cultural

 

Dia 16 de setembro

8h30min - Atividade cultural

9h - Conferência: Extensão ou Comunicação? O controle social na definição das prioridades em saúde

Convidada: Profª. Grasiele Nespoli (FIOCRUZ - Escola Politécnica Joaquim Venâncio)

10h - Apresentação de experiências de formação na área da Saúde

14h - Apresentação de experiências de formação na área da Saúde

16h - Conferência: Educação como Prática da Liberdade: universalizando a saúde e a educação

Convidada: Profª. Maria Caputo (Universidade Federal da Bahia)

 

Dia 17 de setembro

9h - Conferência: Pedagogia da autonomia e os saberes necessários para um profissional de saúde

Convidada: Profª. Marta Lenise do Prado (Universidade Federal de Santa Catarina) 

10h - Apresentação de experiências de formação na área da Saúde

14h - Apresentação de experiências de formação na área da Saúde 

15h - Conferência: A Pedagogia do Oprimido e sua relação com a equidade em saúde

Convidado: Prof. Eymard Vasconcelos (Universidade Federal da Paraíba)

16h - Debate com os conferencistas: questões selecionadas

17h – Encerramento com atividade cultural

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]