“Um amigo que você nem imagina”: Ivan Cabral traz a amizade imaginária para o seu novo livro

Publicado em 10 de setembro de 2021 às 16h46min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



O chargista Potiguar Ivan Cabral lança a sua segunda obra infantojuvenil assinando, também, a ilustração e a diagramação do material intitulado “Um amigo que você nem imagina”. O livro que fala sobre a amizade de dois personagens será apresentado ao público, às 19h30 da próxima terça-feira (14), em mais um evento virtual do projeto Encontros e Conversas - uma parceria da Cooperativa Cultural da UFRN com o ADURN-Sindicato.

O autor, já reconhecido pelas suas charges publicadas na imprensa do Rio Grande do Norte desde 1983, relata que a publicação do conto representa uma nova fase da sua carreira. Ivan Cabral é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, faz parte do setor de Criação de Arte da Superintendência de Comunicação da Universidade. “Depois de mais de 30 anos fazendo charges para jornais, eu resolvi desengavetar alguns projetos de interesse pessoal, dentre esses projetos estava a publicação de contos de literatura infantojuvenil”, explica Ivan.

“Um amigo que você nem imagina” narra as aventuras dos amigos Duda e Júnior que, mesmo sendo diferentes, se identificam bastante um com o outro. “Essse tipo de amizade é um tema muito fascinante para mim. É comum na fase da infância algumas crianças criarem esses amigos, e isso até preocupa alguns pais, já que seus filhos passam bastante tempo conversando ou brincando com esse amigo que nem existe. Pensando nisso, comecei a elaborar a ideia desse amigo, como ele poderia ser e as brincadeiras que poderia ter no livro”, lembra Ivan.

A obra também busca valorizar os momentos especiais da infância que, segundo o autor, são construídos com brincadeiras ao ar livre, atividades lúdicas, bem como momentos de leitura. “Nesse livro eu resgato algumas brincadeiras de crianças que já não são mais tão populares. Foi proposital retratar as atividades que não dependem de bateria nem da eletricidade, uma vez que as crianças estão muito dependentes das telinhas dos celulares e dos jogos eletrônicos atualmente”, diz.

Mas, o autor já adianta que a maior surpresa do livro está no final da história, quando o leitor é desafiado a descobrir quem é o real amigo imaginário da narrativa.

O livro “Um Amigo Que Você Nem Imagina” é uma publicação da editora Paulinas e já está disponível na Cooperativa Cultural da UFRN. No Encontros e Conversas desta terça-feira (14), mediado por Sandra Mara e José Correia Torres Neto, o autor recebe a professora Marly Amarilha.

Serviço

Divulgação do livro “Um Amigo Que Você Nem Imagina”

Quando? Dia 14  de setembro de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]