Parecer à Reforma Administrativa pode ser votado nesta semana

Publicado em 13 de setembro de 2021 às 09h41min

Tag(s): Reforma Administrativa



reforma administrativa contratacao temporaria

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Reforma Administrativa PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/20 se reúne na próxima terça-feira (14) para discussão e votação do parecer do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA). O relatório foi apresentado em 1º de setembro.

No parecer apresentado pelo relator, Arthur Maia, ele mantém a estabilidade de servidores públicos, admite o desligamento de servidores estáveis que ocupam cargos obsoletos, exclui a possibilidade de vínculo de experiência como etapa de concursos públicos e acaba com vantagens para detentores de mandatos eletivos e ocupantes de outros cargos.

O texto também assegura a preservação de direitos de servidores admitidos antes da publicação da futura emenda constitucional.

Divergências
Deputados de diferentes partidos elogiaram a preservação de direitos dos servidores atuais e a manutenção da estabilidade no serviço público.

Mas também questionaram alguns dispositivos, como os que permitem a ampliação de contratos temporários, a vedação de vantagens a determinadas carreiras e a realização de convênios de cooperação que permitem a prestação de serviços públicos pela iniciativa privada.

A proposta já passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, onde teve a admissibilidade aprovada.

Depois que tiver a análise concluída na comissão especial, o texto segue para o plenário, onde precisa ser votado em 2 turnos. Em seguida, vai ser encaminhado para o Senado.

A reunião está marcada para as 9 horas, no plenário 2. Também estão marcadas reuniões para quarta (15) e quinta (16), no mesmo horário e local, na expectativa de concluir a votação.

Desse modo, pelo acordo de procedimentos pactuado no âmbido da comissão, o texto vai ser debatido entre terça e quarta-feira e poderá ser votado na quinta.

Fonte: DIAP

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]