ANPG organiza atos de protesto contra os cortes na ciência

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 09h33min

Tag(s): Ciência e Tecnologia Manifestação



Próxima mobilização será no dia 26 de outubro, em formato misto virtual e presencial, com apoio da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), da qual a SBPC faz parte 

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) está organizando uma série de atos em protesto contra os cortes do orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A mobilização tem o apoio da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), da qual faz parte a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades.

Em reunião nesta segunda-feira (18), a associação definiu parcialmente o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais. Confira os locais e horários dos encontros presenciais:

  • Belo Horizonte (MG) — O ato reunirá entidades da comunidade científica do estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em horário ainda a definir;
  • Natal (RN) — Haverá ato público em defesa da ciência às 14h30 no Recanto Estudantil do Diretório de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • Rio de Janeiro (RJ) — O encontro acontecerá às 19h com uma Projeção nos Arcos da Lapa;
  • Salvador (BA) — Haverá ato reunindo estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Reitoria, às 9h;
  • São Paulo (SP) — Concentração às 16h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista;
  • Teresina (PI) — As instituições representativas da comunidade científica e acadêmica no estado (APG, AduFPI e outras) vão se encontrar às 9h no coreto em frente a Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Haverá também um ato virtual, às 14 horas, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, que está sendo organizado com a ICTP.br para trazer parlamentares e representantes de outras entidades. Os eventos acima são confirmados, porém, segundo a ANPG, estão sendo organizados atos em outros estados e universidades. A programação completa será divulgada até sexta-feira (22/10).

O motivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. Devido a uma manobra do Ministério da Economia, realizada há duas semanas, durante a aprovação do Projeto de Lei (PLN) 16, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) teve R$ 2,7 bilhões bloqueados.

O FNDCT é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o contingenciamento de suas verbas prejudicaram principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento.

Flávia Calé, presidente da ANPG, disse que a intenção é que os protestos pressionem os deputados e senadores a recompor o orçamento. “Nossa expectativa é reverter os cortes via parlamento”, afirmou.

Fonte: Jornal da Ciência

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]