28 de outubro: Defender o Servidor Público, é defender a sociedade

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 17h59min

Tag(s): Servidores Públicos



Em 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público. A data vem novamente num momento ímpar, em que se mostra mais uma vez a importância desses profissionais e desses serviços no nosso cotidiano. Durante a pandemia, foram os profissionais da saúde que se desdobraram para atender um contingente de pacientes, enfrentaram corredores lotados, falta de equipamentos de proteção individual, e que sofreram com a exaustão. Na educação, da mesma forma, os professores habituados com o contato presencial precisaram adaptar suas rotinas, se reinventar e se redescobrir no ofício da docência.

Se em 2021 podemos, finalmente, vislumbrar o fim da pandemia, foi graças aos pesquisadores, que seguem fazendo ciência apesar do Governo Federal. Isso porque, o Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que integra o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país, sofre com cortes nas verbas, ameaçando o futuro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que perdeu mais de R$ 600 milhões do orçamento. 

Numa conjuntura perversa, em que professores e demais servidores são vistos como inimigos, a Reforma Administrativa é outra ameaça à nossa classe. Sob a justificativa de “modernizar” a máquina federal, o governo de Jair Bolsonaro quer tirar dinheiro das áreas públicas — precarizando-as — para alimentar seu projeto oportunista de reeleição e redistribuir a verba para os aliados do Centrão. Da mesma forma, o clima de constante ameaça contra os servidores não gera outra coisa senão insegurança, num momento em que precisamos reafirmar a confiança da sociedade no bom trabalho do funcionalismo.

Defender o servidor e o serviço público, é defender que tenhamos orçamentos capazes de subsidiar nossas áreas básicas e, mais do que isso, promover qualidade constante, contra qualquer ameaça de sucateamento e privatização. Por isso, neste Dia do Servidor Público, o ADURN-Sindicato reafirma seu compromisso com o futuro da sociedade e com a resistência em prol de cada direito ameaçado. Seja nos atos nacionais pelo Fora Bolsonaro, nas mobilizações em Brasília contra a PEC 32, ou com a defesa de mais recursos para a Educação e a Ciência.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]