No centenário de Edgar Morin, estudiosos lançam obras que celebram o pensamento e a trajetória do autor

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 12h19min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



Nesta quinta-feira (25), o projeto Encontros e Conversas recebe Maria da Conceição de Almeida, Carlos Aldemir Farias, Eugênia Maria Dantas e Josineide Silveira de Oliveira para a divulgação das obras: “Para uma epistemologia da complexidade: em torno das ideias de Edgar Morin” e “Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin”. O evento, que será transmitido a partir das 19h30 pelo canal do YouTube do ADURN-Sindicato, contará com a presença de todos os autores e mediação do jornalista e professor da UFRN, Ruy Rocha.

Ceiça Almeida, como é conhecida pela comunidade acadêmica da UFRN, explica que “os dois pequenos livros editados pelo Selo Caravela, e que vêm recebendo elogios pela qualidade estética, se complementam, dialogam entre si. ‘Para uma epistemologia da complexidade’ é como uma síntese do que eu já escrevi sobre Edgar Morin ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Quanto ao outro livro - ‘Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin’ -, trata-se de tornar público a forte relação desse pensador com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com a Cidade de Natal”.

Apesar das obras girarem em torno do pensamento de Edgar Morin, os trabalhos, de acordo com a antropóloga, não se tratam de uma leitura exclusiva para especialistas que já conhecem o autor. A escritora comenta que buscou, junto aos demais autores, “construir um cenário mais amplo que permite apresentar as ideias de um homem que é considerado um dos maiores pensadores dos séculos XX e XXI”. As obras podem ser “uma senha de abertura para conhecer um pensamento capaz de abrir o conhecimento científico aos problemas do mundo atual que atingem a todos nós.”

Um dos principais teóricos do campo de estudos da complexidade, Edgar Morin está ligado à cidade de Natal, à UFRN e ao Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom/UFRN), do qual Ceiça Almeida é coordenadora: “Morin esteve aqui por cinco vezes, entre os anos de 1998 e 2012, e o reconhecimento dele em relação ao GRECOM e de sua ligação com a cidade de Natal é expresso em vários de seus livros. Entre eles, o seu último trabalho ainda não traduzido no Brasil - ‘Les souvenires viennent à ma reencontre’ -,  em que aborda a sua penúltima visita à Natal, quando falou na praça do Campus Universitário para 11 mil pessoas”, relembra Maria da Conceição. 

“No segundo livro - ‘Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin’ -, trago artigos originalmente publicados na Tribuna do Norte no mês de julho passado, quando Edgar completou 100 anos, expondo ainda um conjunto de fotografias de suas visitas a Natal. Os artigos de autoria de um ex-reitor, um ex-pró reitor de Extensão e mais cinco pesquisadores - todos de nossa Universidade e que tiveram contato com Edgar Morin -, além de um pesquisador da PUC-SP, falam da importância de um intelectual humanista de repercussão planetária e de seu reconhecimento pela nossa UFRN”.

O registro das visitas de Morin à cidade de Natal  podem, ainda, ser encontradas no livro “Edgar Morin: Conferências na Cidade do Sol”, também de autoria de Ceiça Almeida e publicado pela Editora Edufrn.

“Para uma epistemologia da complexidade: em torno das ideias de Edgar Morin” e “Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin” tem a marca Caravela Selo Cultural e já estão disponíveis para compra na livraria Cooperativa Cultural presencialmente, pelo site ou pelo whatsapp 9864-1991 com entrega para a Grande Natal.

Serviço

Lançamento das obras: “Para uma epistemologia da complexidade: em torno das ideias de Edgar Morin” e “Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin”

Quando? Dia 25 de novembro de 2021 

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]