Capes responde à SBPC sobre a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos

Publicado em 09 de fevereiro de 2022 às 09h38min

Tag(s): Capes



SBPC havia solicitado informações em carta à presidência da Capes sobre o tema. Em resposta, a presidente Cláudia Queda de Toledo diz que “não houve a suspensão, nem a descontinuidade de nenhuma contratação, mas explica que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior tem negociado para garantir melhores valores o que tem levado mais tempo”

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, respondeu no dia 2 de fevereiro à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com respeito a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos. No documento, a entidade havia manifestado preocupação sobre possíveis atrasos na renovação de revistas científicas pelo Portal Periódico. Segundo ela, não houve a suspensão, nem a descontinuidade de nenhuma contratação, mas explica que a Capes tem negociado para garantir melhores valores o que tem levado mais tempo.

No dia 27 de janeiro o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, havia enviado à Toledo uma carta informando que a entidade havia recebido comunicações de associados, mencionando que as revistas da American Physical Society (APS), como a importante Physical Review, tiveram sua assinatura não renovada pelo Portal de Periódicos da Capes. E reforçou que a comunidade científica estava “apreensiva quanto aos impactos que o atraso na renovação das assinaturas dos periódicos da Capes pode acarretar”.

A presidente da Capes explica que como os contratos são “firmados em moeda norte americana, e, considerando que houve uma desvalorização cambial expressiva da moeda brasileira, frente ao dólar, o processo de contratação de conteúdo tornou-se mais longo, pois a Capes vem trabalhando com o intuito de garantir o mesmo conteúdo já assinado e o mesmo número de instituições atendidas, mantendo os preços dentro da realidade brasileira, atendendo a todas as recomendações dos órgãos de controle, não aceitando aumentos considerados abusivos”. Diante disso, informa, a fase de negociações comerciais tem levado mais tempo que o usual para ser finalizada.

Veja aqui a carta da SBPC em PDF.

Veja aqui a carta da Capes em PDF.

Fonte: Jornal da Ciência

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]