“Dança das cadeiras” no Inep: chefe de gabinete da presidência assume diretoria que cuida da avaliação do ensino superior

Publicado em 11 de fevereiro de 2022 às 09h36min

Tag(s): Inep



O atual chefe de gabinete da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alvaro Luis Kohn Parisi, foi nomeado para comandar a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes). Ele substituirá Luís Filipe de Miranda Grochocki, que assume a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired). As trocas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Antes de ser chamado para chefiar o gabinete de Danilo Dupas, presidente do Inep, Parisi atuava no Instituto Presbiteriano Mackenzie, mesma instituição à qual é ligado o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Parisi tem passagens por grandes grupos educacionais do setor privado, o que desperta desconforto em servidores do órgão, tendo em vista que a diretoria cuida da avaliação de faculdades no país, inclusive as particulares.

O departamento é considerado um dos mais estratégicos dentro do Inep, em virtude do peso que as avaliações têm para as instituições. O desempenho nessas avaliações funciona como parâmetro para o governo determinar o fechamento de cursos, o congelamento de vagas ou para permitir expansões.

Visto como alguém que veio do "mercado", Parisi é formado em Eletrônica Industrial, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, e tem mestrado em Gerenciamento da Tecnologia da Informação pela PUC-Campinas, segundo o currículo no site do Inep. Fez ainda cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial, pela FGV e a Universidade de Ohio, e em Administração e Marketing, pela PUC-Campinas.

O perfil destoa do padrão dos ocupantes da Diretoria de Avaliação do Ensino Superior, que em geral são servidores de carreira do governo ou vindos da academia. Luís Filipe de Miranda Grochock, que deixa o departamento, é servidor da Capes, com doutorado em Política Educacional na Universidade de Stanford (EUA), conforme o currículo publicado pelo Inep. Ele assumiu há menos de um ano, em março passado, quando estava cedido para o Ministério da Educação.

Antes dele, o diretor da Daes era Moaci Alves Carneiro, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França. Atuou, entre outras funções, como consultor do Banco Mundial e da Unesco.

Grochocki deixa a Daes para assumir a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), de onde saiu, no mês passado, a economista Michele Melo. Ela foi remanejada da Dired para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As movimentações, já apelidadas internamente como "dança das cadeiras", têm sido articuladas pessoalmente por Danilo Dupas, alvo de denúncias de assédio moral e de tentativa de interferências ideológicas no Enem por parte de servidores. Às vésperas do exame de 2021, 37 servidores pediram exoneração de suas funções comissionadas em protesto à condução do órgão, expondo uma crise interna no instituto.

O GLOBO questionou o Inep, desde quarta-feira, sobre o motivo da troca de diretores, mas não obteve retorno.

Fonte: O Globo

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]