Integrantes do Departamento de História da UFRN publicam livro sobre Jörn Rüsen

Publicado em 31 de março de 2022 às 08h36min

Tag(s): UFRN



Publicado pela professora Margarida Maria Dias de Oliveira, pelo professor Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior e o doutorando Caio Rodrigo Carvalho Lima, membros do Departamento de História da UFRN, o livro Jörn Rüsen: teoria, historiografia e didática trata sobre os estudos do filósofo e historiador alemão que intitula a obra. O teórico tem investigado campos da teoria e metodologia da história, do seu sistema de ensino e também sobre a historiografia. 

A ideia nasceu em 2015, no evento de seminário com o nome do filósofo, buscando detalhar e estudar seu pensamento. O livro e o evento são frutos das atividades do grupo de pesquisa Espaço, Poder e Práticas Sociais, do Departamento de História no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA). Dentro do grupo, a historiadora Margarida coordena a linha de pesquisa História e Espaços do Ensino, que dentre os diversos projetos de monografia e dissertação baseadas nas discussões sobre as obras de Rüsen, foi vista a oportunidade de desenvolvimento do livro. 

As mesas redondas que aconteceram no evento, onde o próprio teórico Jörn Rüsen compareceu e fez a palestra de abertura, foram só um começo. Margarida conta que, a partir dos relatórios e falas dos palestrantes que discutiram as ideias do filósofo, o livro se concretizava cada vez mais. Ela chama atenção, ainda, para a realidade de que ele foi sendo construído com alunos de graduação e pós, colegas de grupo, historiadores envolvidos em todo o Brasil e outros países. “Ele também faz parte das nossas tentativas de internacionalização, junto com o planejamento da universidade para que a gente dialogue com outros pesquisadores que estão trabalhando com temas similares”, expõe.

O livro motiva alunos de graduação em história, mas é também destinado aos estudantes de ciências humanas que se interessam pela historiografia, metodologia, teoria em história e outros temas que Rüsen discute. A obra serve como uma introdução ao pensamento do filósofo e traz um melhor acesso aos seus textos, os quais Oliveira confessa que são poucos no país. “A maioria dos textos são em alemão, então se tornam um pouco inacessíveis”, desabafa. Ela afirma que além dessa dificuldade, os textos podem ter a compreensão prejudicada, acontecimento motivado pelo difícil acesso.

A historiadora expõe sua gratificação em publicar o livro com os colegas Francisco Santiago e Caio Lima, dando ênfase aos diálogos que compõem essa escrita em grupo, nascida nos projetos que foram feitos por anos. Ela desabafa sobre a diminuição de recursos da universidade, o que afetou o processo do livro, envolvendo o desenvolvimento e a tradução dos textos escritos por Rüsen. Mas com os colaboradores, o livro foi entregue com sucesso ao público. Margarida não deixa de destacar o grande significado que o livro tem “Eles expressam o que de melhor a universidade pública, gratuita, com qualidade, laica e plural deve expressar: o trabalho coletivo que atende as demandas da sociedade”, conclui.

O livro está disponível para download em PDF no site da Editora Cabana.

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]