Bolsonaro mandou entregar o FNDE ao Centrão, diz Abraham Weintraub

Publicado em 12 de abril de 2022 às 16h43min

Tag(s): Corrupção Ministério da Educação



O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Walterson Rosa/MEC

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Walterson Rosa/MEC

 

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou ter recebido uma ordem direta do presidente Jair Bolsonaro para entregar ao Centrão o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, peça central dos recentes escândalos no Ministério da Educação.

A determinação teria ocorrido em março de 2020 e sido concretizada três meses depois, com a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte como presidente do FNDE. Ponte já foi chefe de gabinete de Ciro Nogueira, senador licenciado e atual ministro da Casa Civil de Bolsonaro.

Nesta terça-feira 12, Weintraub relatou, em entrevista à CNN Brasil: “Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe. Ele falou: você vai ter que entregar o FNDE para o Centrão, e eu falei: presidente, não faça isso. Daí eu fiquei adiando o máximo que eu podia, fiquei adiando. Eu subi toda a governança, as regras do processo decisório do FNDE. Tentei, inclusive, fazer um conselho, um board decisório para o FNDE não se reportar só ao ministro da Educação, se reportar ao ministro da Economia e ao da Casa Civil, que na época era o Braga Netto. Tentei, o Braga Netto não quis”.

O bolsonarista emendou: “Chegou o general [Luiz Eduardo] Ramos [ministro da Secretaria-Geral da Presidência] com essa estratégia que eu considero muito equivocada de colocar o Centrão para dentro do governo. E ele começou realmente a trazer essa turma para dentro, frequentar cada vez mais e convenceu o presidente. A partir daí, eu acho que a gente foi expulso. Os conservadores foram expulsos.”

Fonte: CartaCapital
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]