PROIFES-Federação e ADURN-Sindicato denunciam volta do país ao Mapa da Fome no Fórum Social das Resistências

Publicado em 19 de abril de 2022 às 10h04min

Tag(s): Direitos Humanos Fórum Social Mundial PROIFES



Metade do Brasil está com fome. A situação - constatada pelo estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em 2021 - será tema da programação preparada pelo PROIFES-Federação para o Fórum Social das Resistências, que acontece de 26 a 30 de abril, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Intitulada "Fome não é fake – Direitos Humanos negligenciados no Brasil pós-golpe”, a primeira atividade da Federação está agendada para a quarta-feira (27) pela manhã. O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, é um dos participantes da roda de conversa que conta ainda com a participação das professoras Maria Elizabeth da Silva (APUB-Sindicato) e Sônia Ogiba (ADUFRGS-Sindical).

Negrão explica que a ideia do debate é “trazer luz para essa questão que tanto nos aflige, partindo da perspectiva de que, além de defender e lutar pela sua base, um sindicato deve ter um debate ampliado sobre as condições políticas, econômicas e sociais do Estado Brasileiro”. 

O alerta sobre o crescimento da insegurança alimentar no Brasil vem sendo dado pelo ADURN-Sindicato desde 2021. Com repercussão nacional, a instalação viabilizada pela entidade e assinada pelo artista Franco Fonseca: “A fome não vai esperar o resultado das urnas em 2022”, foi a imagem que correu o país simbolizando as manifestações pelo Fora Bolsonaro, realizadas no 2 de outubro passado.

No Fórum Social das Resistências, o PROIFES-Federação também leva a denúncia em forma de arte. Ainda no dia 27, à tarde, a Procissão “Nossa senhora da fome” vai percorrer o  Largo Glenio Peres, chamando a atenção do público para as mazelas que assolam o Brasil. Esta é a segunda vez que a Federação realiza a performance. A primeira aconteceu durante a Semana de Direitos Humanos, no último mês de  dezembro, e percorreu as principais ruas de Brasília, Distrito Federal.

O Fórum 

Com o objetivo de criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina, o Fórum Social das Resistências (FSResistências2022) se insere nos processos do Fórum Social Mundial (FSM), que neste ano acontece entre os dias 1 e 6 de maio, no México.

Realizado pela primeira vez em 2017, o evento busca inovar através da realização de Assembleias de Convergências Autogestionadas organizadas por várias organizações e movimentos sociais. Estas Assembleias de Convergências amplas e abertas à participação de todas as pessoas interessadas, discutem as causas das crises, apresentam propostas e organizam iniciativas. 

Para o FSResistências2022 estão sendo preparadas 14 Assembleias de Convergências sobre os mais variados temas e envolvendo a maioria dos segmentos sociais.

Para consultar a programação geral do Fórum Social das Resistências clique aqui.

Programação do PROIFES-Federação no Fórum Social das Resistências 2022

27 de abril

MANHÃ

9h | Roda de Conversa: Fome não é fake – Direitos Humanos negligenciados no Brasil pós-golpe

Local: Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

TARDE

15h | Performance: Procissão “Nossa senhora da fome”

Local: Largo Glenio Peres 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]