Fóruns sociais debatem reconstrução nacional e projeto de nação

Publicado em 26 de abril de 2022 às 08h29min

Tag(s): Fórum Social Mundial



De terça até sábado (30), Fórum Social das Resistências e Fórum Social Justiça e Democracia, terão como desafio central fortalecer a luta contra a extrema direita e retomar o desenvolvimento do país

favela-delaney-turner-unsplash

São Paulo – A partir desta terça-feira (26), terão início em Porto Alegre dois importantes eventos de mobilização e articulação dos movimentos sociais e políticos populares, progressistas e de esquerda: o Fórum Social das Resistências e o Fórum Social Justiça e Democracia. Até sábado (30), ambos os eventos terão como desafio central fortalecer a luta contra a extrema direita e retomar o desenvolvimento do país.

Os dois eventos pretendem produzir propostas para o debate internacional do Fórum Social Mundial (FSM2022) que será realizado no México, em maio.

Em entrevista, Silvana Conti, vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no estado (CTB/RS) e uma das principais articuladoras da ação nos fóruns, afirma que durante os eventos, “ocorrerão grandes encontros dos movimentos sociais, dos partidos políticos, das centrais sindicais. De amplos setores da sociedade que acreditam que nós podemos vencer. Que o amor pode vencer o ódio. Que a resistência e a luta valem a pena e que nós precisamos, com todas as forças que temos, construir a unidade para derrotar o nosso inimigo em comum”.

Ela reforça que “o nosso grande desafio em 2022 é derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo, um projeto negacionista que ataca diariamente as instituições, colocando em risco o Estado democrático de direito; colocando em risco a vida do povo brasileiro, principalmente a vida das mulheres e, principalmente, das mulheres negras chefas de família”.

Projeto de nação

Silvana salienta que “estes ataques que nós sofremos diariamente precisam terminar e para isso, a gente precisa fazer um grande esforço, uma grande força-tarefa nacional para reconstruir o Brasil na perspectiva de um país democrático, soberano, com um projeto de nação cuja agenda esteja voltada para os  trabalhadores e trabalhadoras, para as mulheres, os negros e as negras, povos indígenas e população LGBTQIA+, pessoas com deficiências, enfim, com todos, todas e todes que são brasileiros e brasileiras e que não aguentam mais essa situação: o alto preço do gás e dos alimentos; a fome, o desemprego, a violência política, a violência doméstica, enfim, todos os tipos de violência que o nosso povo tem sofrido”.

Por fim, Silvana destaca: “quem puder, venha para Porto Alegre, pega a sua bandeira, a sua esperança, a sua força e resistência e venha se somar com a gente. Serão espaços muito potentes, principalmente de construção de unidade e de agendas de luta. Nós, comunistas, sabemos fazer isso muito bem, isso está no nosso DNA. Temos a certeza de que podemos fazer florescer a esperança”.

A programação prevê a tradicional marcha de abertura na terça-feira (26), às 17h no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público e da Prefeitura Municipal da capital gaúcha.

Confira nos links abaixo a programação completa e a ficha de inscrições para participar:

Fórum Social das Resistências:  Programação  |  Inscrições

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia:  Programação  |  Inscrições

Fonte: Priscila Lobregatte, do Portal Vermelho

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]