"A defesa de um dos pilares centrais para reconstruir o Brasil é a política educacional", avalia professora

Publicado em 29 de abril de 2022 às 16h50min

Tag(s): CNTE



2022 04 29 celi taffarel

 

Na última quinta-feira (28) a professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Celi Taffarel, debateu Um Projeto de Educação que garanta uma Nação Soberana. A live, que contou com a mediação do Secretário Executivo da CNTE, Antônio Marcos Gonçalves, faz parte da 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Segundo a professora, que iniciou o debate apresentado o roteiro de um dossiê sobre o mapeamento da educação, é preciso compreender que a defesa de um dos pilares centrais para reconstruir e transformar o Brasil é a política educacional.

"Nós não podemos, em termos de negacionismo, deixar de explicitar o que significa uma reflexão pedagógica rigorosa e radical que considera a totalidade. Eu não me dirijo aos meus estudantes sem dizer que temos que reafirmar o óbvio: nós temos que partir de um diagnóstico da realidade. Portanto, se nós quisermos discutir projeto histórico, projeto de nação, nós temos que tomar uma posição de luta e sinalizar o projeto histórico que nós estamos defendendo", afirmou.

Para a CNTE, a soberania nacional e popular exige um projeto educacional articulado, construído em bases sólidas e democráticas, considerando que uma nação soberana deve estar articulada a um Projeto Emancipador de Educação, que seja capaz de garantir que as riquezas produzidas sejam revertidas em larga escala para o bem-estar do povo.

Confira a live completa a seguir:

Fonte: CNTE

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]