Mentira: Cotas reduzem qualidade do ensino universitário

Publicado em 09 de maio de 2022 às 09h28min

Tag(s): Lei de Cotas



 
A Lei de Cotas foi aprovada em 2012, e representou um passo importante na democratização do acesso ao ensino superior público no Brasil.
 
Metade das vagas em universidades federais passaram a ser reservadas a alunos do ensino médio público, e essas cotas sociais são complementadas por ações afirmativas também de cunho racial e étnico.
 
Mas grupos racistas e outros ligados às elites espalham a mentira de as cotas derrubam a qualidade do ensino e da pesquisa produzida nas universidades federais.
 
São argumentos sem base na realidade. Afinal, não há meritocracia quando estudantes competem em condições desiguais por conta de privilégios econômicos e sociais, e é isso que as cotas buscam reverter: elas são um instrumento de igualdade.
 
Além disso, diversos estudos demonstram que não há diferença significativa no desempenho dos estudantes que ingressaram nas universidades por cotas em relação àqueles que entraram sem utilizá-las.
 
Quem se diz preocupado com a qualidade do ensino superior deveria buscar mais vagas, investimentos e pluralidade, e não enfraquecer os avanços duramente conquistados.
 
Fonte: APUB
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]