ADURN-Sindicato inicia processo de eleição de delegados e delegadas ao XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação dia 23

Publicado em 17 de maio de 2022 às 11h02min

Tag(s): Encontro do PROIFES



Na próxima segunda-feira, 23 de maio, o ADURN-Sindicato abre inscrições para candidatas e candidatos a delegadas(os) ao XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que será realizado entre os dias 12 e 14 de julho de 2022, aqui em Natal/RN. Este será o primeiro grande evento presencial da Federação depois de dois anos de atividades remotas, em virtude da pandemia de Covid-19.

Qualquer docente sindicalizado está apto a participar, basta preencher o formulário que estará disponível aqui a partir do dia 23 até o dia 27 de maio. A lista com os(as) candidatos(as) inscritos(as) será divulgada no dia 28.

O processo de votação se dará eletronicamente através da área restrita do site do Sindicato das 8h do dia 30 de maio às 18h do dia 10 de junho. A divulgação dos(as) delegados(as) eleitos(as) será disponibilizada após a apuração na página do ADURN-Sindicato.

De acordo com o Estatuto do PROIFES-Federação, o número de delegados considerados eleitos corresponde a uma votação de 50 sindicalizados ou fração. Exemplificando: 1 a 50 votantes – 1 delegado eleito; 51 a 100 votantes – 2 delegados eleitos, e assim sucessivamente. A ordem de eleição de cada candidato será definida pelo número de votos individualmente recebidos. Serão considerados suplentes os candidatos não eleitos, definindo-se a ordem de suplência de acordo com a votação recebida.

Qual o papel dos delegados e delegadas?

O Encontro Nacional do PROIFES-Federação é um espaço privilegiado de discussão política com o intuito de traçar diretrizes de atuação da Federação. Durante o encontro, as discussões dos eixos são realizadas pelas delegações eleitas para representar os sindicatos, a partir dos textos produzidos por professoras e professores sindicalizados, conforme modelo formal apresentado pela organização do evento.

Ao final do debate, as propostas apontadas na discussão são votadas e encaminhadas para avaliação do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação.

Desse modo, a função do(a) delegado(a) é participar dos debates e votar as proposições apresentadas. 

Este ano, são seis os eixos a serem discutidos pelas delegações:

Eixo I – A crise da sociedade brasileira. Seu aprofundamento em 2022 e os reflexos nas IFES

Eixo II – PNE: a necessidade de um debate sobre seu futuro

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e diversidade: o papel da Federação nessa luta

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde: o papel da Federação nessa luta

Eixo V – A defesa da autonomia e a gestão democrática nas IFES: a necessidade de aprofundar a democracia nesse espaço

Eixo VI – Os desafios da construção de uma Nação Soberana e a atuação da Federação nesse processo.

Saiba mais sobre o XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação aqui.

 

 

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]