Feira da Cooperativa Cultural lança biografias de Elza Soares e Ney Matogrosso; ADURN-Sindicato transmite

Publicado em 03 de junho de 2022 às 11h57min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



Nos dias 6 e 8 de junho, a Cooperativa Cultural da UFRN recebe os escritores Zeca Camargo e Julio Maria para um bate-papo sobre seus lançamentos. Zeca Camargo, jornalista de renome nacional e ex-apresentador do Fantástico, da TV Globo, é o nome por trás de “Elza”, biografia da cantora Elza Soares, falecida em janeiro deste ano. Já Julio Maria escreveu “Ney Matogrosso – A biografia”. Eles estarão no lançamento ocorrido online e transmitido no canal do YouTube do ADURN-Sindicato. A condução é do jornalista Ruy Rocha.

“Elza” será lançado no dia 6, e “Ney Matogrosso – A biografia” no dia 8, ambos às 19h30. As atividades fazem parte da agenda do Projeto Encontros e Conversas, uma parceria de sucesso entre a Cooperativa Cultural e o ADURN-Sindicato, responsável pela realização de dezenas de eventos nos últimos dois anos.

A obra “Elza” traz detalhes da vida da cantora que vão desde a sua infância pobre ao sucesso consagrado em discos que marcaram o cenário artístico nacional, como o ovacionado “A mulher do fim do mundo”. A biografia foi lançada pela editora Leya e é resultado de um convite da própria cantora ao jornalista Zeca Camargo. O autor destaca que a obra tem como a matéria-prima a própria memória de Elza Soares, “e isso é muito fascinante, é como um mergulho nessa vida maravilhosa e nessa trajetória incrível”.

Segundo Zeca, “falar de Elza é sempre no tempo presente, nunca no passado”. O escritor, fã declarado da artista, diz que comemora a chance que teve de entrevistá-la. “Celebro sempre a oportunidade que tive de conhecer a fundo essa mulher maior e, para sempre, poder compartilhar essa trajetória de vida única”, afirma.

A segunda obra, intitulada “Ney Matogrosso – A biografia” foi escrita após anos intensos de pesquisa para contar a história de um dos personagens mais transformadores da cultura do país, símbolo de resistência a todo e qualquer tipo de censura.  Lançado pela Companhia das Letras, o título “vai às camadas mais profundas da história de Ney para entregar a vida de um artista que pagou caro por defender seu direito de ser livre”.

As duas obras podem ser adquiridas presencialmente ou pelo site da Cooperativa Cultural da UFRN. A 5ª Feira de Livros ocorre entre os dias 6 a 10 de junho, com extensa programação presencial e remota. Serão mais de 20 expositores, atrações culturais e lançamentos literários.

Serviço

Lançamento dos livros “Elza” e “Ney Matogrosso – A biografia”

Quando? Dias 6 e 8 de junho, respectivamente

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]