UFRN discute bloqueio orçamentário com parlamentares

Publicado em 06 de junho de 2022 às 09h07min

Tag(s): Cortes na Educação UFRN



Foto: Marina Gadelha

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu, nesta sexta-feira, 3, o deputado estadual Francisco do PT e a deputada federal Natália Bonavides, com os quais discutiu sobre o bloqueio de 14,5% no orçamento das universidades federais. Na UFRN, o valor bloqueado corresponde a quase R$ 24 milhões, retirados de um orçamento de custeio que já sofreu redução de mais de R$ 11 milhões neste ano, destinados à manutenção (limpeza, segurança, energia e água). 

“A situação é crítica, pois nós precisamos continuar com nossos projetos em andamento. Para tanto, a única opção é o desbloqueio do orçamento”, afirmou o reitor da UFRN, ao solicitar apoio dos parlamentares. Daniel Diniz explicou que já existe uma mobilização, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), juntamente com representantes dos institutos federais e sociedades científicas. 

A deputada federal Natália Bonavides se dispôs a fazer o intermédio com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, para receber os reitores em uma de suas reuniões, e ressaltou a importância de um encontro com o presidente da Câmara. Do mesmo modo, Francisco do PT ofereceu apoio em âmbito estadual, com a proposta de articular uma audiência pública para discutir o bloqueio orçamentário das universidades.

Daniel Diniz agradeceu a disponibilidade e enfatizou que o assunto deve ser discutido de forma ampla, para que a sociedade tenha conhecimento da situação e os impactos para a educação pública.

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br