PROIFES-Federação apresenta emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023

Publicado em 20 de junho de 2022 às 10h54min

Tag(s): Proifes-Federação



Em 02 de junho, sob a coordenação dos professores Francisco Welington (ADURN) e Lúcio Vieira (Adufgrs), aconteceu na sede do PROIFES Federação a “Oficina de Capacitação sobre Orçamento Público”.

A atividade, que contou com assessoria dos economistas Bruno Moretti e Édrio Nogueira, ambos da assessoria técnica da Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal é parte do esforço da Federação para que dirigentes dos sindicatos filiados se apropriem do conhecimento quanto ao processo de produção do orçamento da União e das possibilidades de atuar na sua confecção.

Pelo menos 11 (onze) professoras e professores de diferentes sindicatos federados participaram da atividade e ao final do dia de trabalho avaliaram a oficina como muito produtiva.

O presidente do PROIFES-Federação, prof. Nilton Brandão, destacou a importância do trabalho: “Não é possível atuar de forma qualificada na defesa da nossa categoria se não investirmos na formação dos nossos dirigentes. A oficina que acabamos de realizar é parte deste esforço formativo que deve ser permanente. O PROIFES tem essa preocupação e isso nos diferencia na representação docente”.

O vice-presidente do PROIFES-Federação e dirigente do ADURN Sindicato, prof. Francisco Wellington, fez a seguinte consideração sobre a oficina: “Ao tratar da questão orçamentária, a Federação mostra a preocupação com os transtornos causados por esse governo. Conhecer o conteúdo desse processo, que compreende o PPA, LDO e a LOA, fortalece a tática da Federação quanto à nossa defasagem salarial e a proteção e melhoria da carreira dos professores federais”, concluiu.

O presidente da Adufrgs-Sindical, prof. Lúcio Vieira, coordenador da oficina, também avaliou o evento: “Excelente oficina. Tivemos um dia de intenso trabalho que habilita o PROIFES para uma intervenção qualificada na defesa das universidades e institutos federais, das carreiras e salários dos professores e da qualidade da educação, na discussão da LDO.”

A presidenta do Sindiedutec, professora Rosângela Oliveira, também avaliou positivamente o encontro. “O curso foi de altíssima qualidade e destaco um ponto tratado que ampliou minhas perspectivas sobre nossa dívida e que supera as análises atuais pois apresente uma nova perspectiva de compreensão.”

Como desdobramento da oficina foi criado um grupo de trabalho permanente para acompanhar o processo de elaboração do orçamento da União, além de atuar junto ao Congresso Nacional na apresentação de propostas que atendam à categoria docente representada pelo PROIFES – Federação.

Nesta quarta-feira (15), o sistema da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização recepcionou as Emendas apresentadas pelo PROIFES Federação ao Texto da Lei.

Você pode conferi-las na íntegra aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]