Entidades científicas se mobilizam hoje contra cortes na Educação e Ciência

Publicado em 21 de junho de 2022 às 18h08min

Tag(s): Cortes na Educação



Mobilização terá dezenas de atividades virtuais ao longo do dia contra cortes previamente anunciados nas áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social. Confira a programação e manifeste-se conosco!

Cerca de 20 universidades e entidades científicas e acadêmicas realizam nesta terça-feira (21) a campanha “Não aos cortes em Educação e Ciência”. Com um dia de manifestações virtuais, o foco central das atividades são os cortes anunciados pelo governo para ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, áreas decisivas para o futuro do Brasil.

Os atos contra os cortes orçamentários começam logo pela manhã. Entre elas está a live promovida pela Rede Lepel e Gepec “Não aos Cortes em Educação e Ciência”, das 8h às 10h. Coordenado por Joelma Albuquerque, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento contará com a participação de Cassia Hack, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Às 8h30, a ABA promove a palestra “Contexto do financiamento da educação e da ciência no Brasil”, que será proferida por Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O mediador será Guillermo Vega Sanabria, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Às 10h serão três atividades, dentre elas, o painel “Não aos cortes em Educação e Ciência”. Com mediação de Dinara Moura, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a atividade contará com a participação de Odir Dellagostin, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Tiago Oliveira, da UFCSPA.

Entre 14h e 16h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza o ato central “A responsabilidade da Economia nos cortes em Ciência e Educação: A meta é desenvolver ou subdesenvolver?”. Coordenado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento contará com a participação de Clélio Campolina Diniz, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2014), e Nelson Henrique Barbosa Filho, ex-ministro do Planejamento (2015) e da Fazenda (2016). A atividade contará também com depoimentos em vídeos de Fernando Haddad, ex-ministro da Educação (2005-2012), Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda (1987), Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98) e da Ciência e Tecnologia (1999), Sergio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2005-2010), e Gilberto Kassab, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2016-2019).

Logo em seguida, às 16h, o Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência” contará com outras três atividades, dentre elas, a mesa-redonda “Ciência e Universidade na Atual Conjuntura Sociopolítica Nacional: Desafios e Estratégias Em Tempos de Bloqueios Orçamentários e Sucateamento das Instituições Federais”. O evento contará com a participação de Inácio Arruda, diretor regional do Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Fabio Guedes Gomes, secretário-executivo da Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), Antonio Gomes Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Clovis Ricardo Montenegro de Lima, pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Entre os debatedores estão Enio Pontes, da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de
Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES Federação), e Barbara Coelho, professora adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do GT de C&T da APUB.

O dia será finalizado às 19h com a atividade “NÃO aos cortes em Educação e Ciência em Minas Gerais” (APUBH/CNDE/MG/FEPEMG/FOMEJA/IFMG).

A programação completa está disponibilizada no site da SBPC e será divulgada ao longo do dia nas redes sociais da entidade (@SBPCnet). Confira e faça parte desta mobilização!

Confira a programação:

SBF na mobilização pela Ciência e pela Educação. Assista aquiCard de divulgação

MutaGen-Brasil na mobilização pela Ciência e pela Educação. Assista aqui.

08h às 10h – Live da Rede Lepel e Gepec “Não aos Cortes em Educação e Ciência”. Coordenação: Joelma Albuquerque (UFAL), Cassia Hack (UNIFAP) e Celi Taffarel (UFAL/UFBA). Assista aqui.

08h30 – “Contexto do financiamento da educação e da ciência no Brasil” (ABA). Palestrante: Gregório Grisa (IFRS). Mediador: Guillermo Vega Sanabria (UFBA). Assista aqui.

10h –  “ANPOLL na mobilização pela Ciência e pela Educação”. Coordenação: Ana Crélia Dias (UFRJ/ANPOLL). Participantes: Alice Casimiro Lopes (UERJ/FAPERJ), Dani Balbi (SEE-RJ/ALERJ). Assista aqui.

10h – Ato em defesa da Educação, da Ciência, da Cultura e das Artes (UFBA). O reitor João Carlos Salles e pró-reitores da UFBA abordarão o atual cenário de grave ameaça à existência da universidade pública brasileira, alvo recente de bloqueios e cortes que agravam o quadro de severa defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos. Assista aquiCard de divulgação.

10h – Painel “Não aos cortes em Educação e Ciência” (UFCSPA). Mediação: Dinara Moura (UFCSPA). Participantes: Odir Dellagostin (Fapergs), Soraya Smaili (UNIFESP) e Tiago Oliveira (UFCSPA). Assista aquiCard de divulgação.

10h – Comunicação, inclusão e políticas públicas (ABRAPCORP). Moderação: Mônica Fort (UTP). Participantes: Palestrantes: Anderson Lopes (USP) e Aline Ferreira Lira (UFAM). Assista aqui.

11h30 – Manifestação presencial contra os cortes na Educação e Ciência em Minas Gerais (APUBH/SINDIFES/APG/OAP) – Local: Gramado da Reitoria da UFMG

14h às 16h – Ato central “A responsabilidade da Economia nos cortes em Ciência e Educação: A meta é desenvolver ou subdesenvolver?”. Moderação: Renato Janine Ribeiro (ex-ministro da Educação e presidente da SBPC). Participantes: Clelio Campolina Diniz (ex-ministro da CT&I), Fernando Haddad (ex-ministro da Educação), Luiz Carlos Bresser-Pereira (ex-ministro da Fazenda, Administração e C&T), Nelson Barbosa (ex-ministro do Planejamento e da Fazenda), Sergio Machado Rezende (ex-ministro da C&T) e representantes de entidades acadêmicas e científicas. Assista aquiCard de divulgação

16h – Debates REMIR-ABET “Não aos cortes em Educação e Ciência” – Mediação: Paula Freitas (UNICAMP). Participantes: João Carlos Salles (UFBA), Graça Druck (UFBA) e Marcos Ferraz (UFPR). Assista aqui.

16h – Mesa-redonda “Ciência e Universidade na Atual Conjuntura Sociopolítica Nacional: Desafios e Estratégias Em Tempos de Bloqueios Orçamentários e Sucateamento das Instituições Federais”. Participantes: Inácio Arruda (Consecti), Fabio Guedes Gomes (ICTP.br), Antonio Gomes Souza Filho (UFC), Fernando Peregrino (Confies), Clovis Ricardo Montenegro de Lima (Ibict). Debatedores: Enio Pontes (PROIFES Federação) e Barbara Coelho (UFBA/GT de C&T da APUB). Assista aquiCard de divulgação

16h – Painel “Sem presente, sem Futuro: Educação e Ciência em Risco” (UFMG). Abertura: Apresentação de vídeo do Cedecom com pronunciamento da Reitora. Mediador: Fernando Reis (pró-reitor de Pesquisa da UFMG). Participantes: Natacha Rena (Escola de Arquitetura da UFMG), Lívia Pancrácio de Errico (Escola de Enfermagem da UFMG), Maria Fernanda Salcedo Repolês (Faculdade de Direito da UFMG), Francisco de Paula Antunes Lima (Escola de Engenharia da UFMG) e Marina de Lima Tavares (Faculdade de Educação da UFMG). Assista aquiCard de divulgação

17h30 – Mesa-redonda “Não aos cortes em Educação e Ciência” (UFRN). Mediação: Maralice Freitas (jornalista). Participantes: José Daniel Diniz Melo (UFRN), representantes do Diretório Central do Estudantes (DCE), Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação de Ensino Superior (Sintest) e Associação dos Técnicos de Nível Superior (Atens). Assista aqui.

18h – “Não aos Cortes na Educação e Ciência: Mobilização da Marcha pela Ciência em São Paulo 2022″ (SBPC-SPI, Cientistas Engajados, APqC, Via Saber)

18h – “Não aos cortes em Educação e Ciência e Cultura” (ABEM/ABET/ANPPOM). Assista aqui.

18h – “Impactos dos cortes no financiamento em pesquisa para a produção científica na Bahia” (LAC-FMB-UFBA). Assista aqui.

18h – Ato conjunto: UFABC CONTRA CORTES. Presencial: Campus Santo André, piso vermelho. Card de divulgação

18h – Painel “Educação e Ciência em Risco:  Essencialidade da Ciência para a Educação Básica” (UFMG). Abertura: Apresentação de vídeo do Cedecom com pronunciamento da Reitora. Mediadora: Viviane S. Alves (PROEX – UFMG). Participantes: Ana Cristina Ribeiro Vaz (Programa UFMG Jovem Conhecimento para todos), Cleida Aparecida de Oliveira (PROFBIO), Nilma Soares da Silva (COMFIC), Rúbia Santos Fonseca (Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG) e Santer Alvares de Matos (Febrat). Assista aquiCard de divulgação

19h – “NÃO aos cortes em Educação e Ciência em Minas Gerais” (APUBH/CNDE/MG/FEPEMG/FOMEJA/IFMG). Assista aqui.

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br