Maternidade Januário Cicco inaugura novas instalações de Ensino e Pesquisa

Publicado em 01 de julho de 2022 às 17h18min

Tag(s): UFRN



A Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (MEJC-UFRN/Ebserh), fez a entrega, nesta sexta-feira, 1º de julho, das novas instalações da sua Gerência de Ensino e Pesquisa e do Centro de Estudos. 

As estruturas passaram por reformas e tiveram seus espaços físicos ampliados e modernizados, envolvendo salas de aula com recursos audiovisuais, biblioteca, sala de estudos e centro de simulação equipado, para que acadêmicos desenvolvam habilidades e competências profissionais com uso de realidade simulada de ocorrências clínicas e intervenções. As novas instalações qualificam tanto as ações de ensino e pesquisa, fomentando a produção de conhecimento científico e tecnológico, quanto a formação em saúde, impactando a área assistencial com a oferta de recursos humanos desenvolvidos com excelência. 

Atualmente, a MEJC abriga o mestrado acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher, em sua segunda edição, além da especialização em Citologia Ginecológica Oncótica. 

Na inauguração ocorrida pela manhã, estiveram presentes os superintendentes dos três hospitais universitários do RN, o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz, além de vários gestores, colaboradores e estudantes da maternidade. O gerente de Ensino e Pesquisa da MEJC, Kléber Morais, descreveu como fora concebido o espaço. “A concretização desse espaço é um sinal de que pesquisa, ensino e extensão são prioridades. Fizemos esse espaço em tempo recorde. Todo o corpo de funcionários se dedicou desde o início quando pensamos em trazer a Gerência de Ensino e Pesquisa para cá. Estou muito feliz por estar nesta nova instalação”, comentou. 

O superintendente da maternidade, Luiz Murillo Lopes de Britto, agradeceu a presença de todos e congratulou o presidente da empresa e os demais gestores que estiveram diretamente ligados à realização da inauguração do espaço. “A satisfação é muito grande. Essa inauguração simboliza uma grande conquista em busca do saber e do aprendizado, com muito mais conforto e tecnologia. A Gerência de Ensino e Pesquisa merecia muito esse investimento e o sentimento é de gratidão à Ebserh”, afirma. 

Por ano, cerca de 1.200 alunos de graduação e 160 de pós-graduação vivenciam teoria e prática em saúde na principal maternidade do Rio Grande do Norte, onde docentes e preceptores educam acadêmicos de diversas instituições de ensino técnico e superior, proporcionando-lhes experiência no próprio ambiente hospitalar, em contato com as melhores práticas, visando à qualificação na assistência integral à saúde da mulher e do recém-nascido. 

O presidente da Ebserh ponderou quanto ao momento pelo qual o país passa, enfatizando a necessidade constante em investir nos hospitais universitários. “Nós convivemos em guerra contra um inimigo invisível. Temos que agradecer a todos os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente no combate à pandemia da covid-19. A minha vinda aqui é de gratidão aos hospitais universitários, em especial à MEJC. Necessitamos de uma infraestrutura condizente com as demandas que são corriqueiras nos HU’s, sobretudo com a finalidade de incrementar o ensino, a pesquisa e a extensão. Espero que os frutos deste investimento sejam colhidos tão logo”, afirmou.

O último gestor a contribuir com sua fala na inauguração foi o reitor José Daniel Diniz. Ele agradeceu a todos e pontuou quanto à responsabilidade da MEJC, em particular da Gerência de Ensino e Pesquisa. “Estou especialmente feliz por ter participado do germinar e, hoje, da concretização deste espaço. O que nós temos aqui certamente irá fortalecer o ensino, a pesquisa e, consequentemente, a formação de pessoas, que é a característica principal de um hospital universitário”, afirma.

Incremento 

As duas novas estruturas se somam ao Centro de Pesquisa Clínica e ao Laboratório Multiusuário de Pesquisa Translacional, inaugurados em 2019 com o objetivo de consolidar as pesquisas já desenvolvidas na instituição e abrir uma nova possibilidade a pesquisas e ensaios clínicos randomizados e controlados.

Referência no atendimento à gestante de alto risco e ao recém-nascido, a MEJC foi fundada há 72 anos, possuí o único Centro de Reprodução Assistida 100% SUS da região, realiza por ano cerca de 4.400 partos, 55 mil consultas, 35 mil exames, 14 mil atendimentos médicos de urgência e 1.500 cirurgias.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]