Museu Câmara Cascudo encerra mostra com concerto de Sanfonas

Publicado em 06 de julho de 2022 às 11h54min

Tag(s): Museu Câmara Cascudo



O sábado, 9, vai ser animado no Museu Câmara Cascudo com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso, às 16h. O evento marca o encerramento da mostra Olha pro céu meu amor: os santos de junho, em cartaz desde o último dia 23 e aberta de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, sem a necessidade de agendamento ou compra de ingresso. Além da apresentação, as crianças e adolescentes também serão recebidos para uma visita especial ao Museu e ao Parque do Museu.

A Orquestra Sanfônica de Gostoso é composta por 15 músicos, com idades entre 11 e 15 anos e apresenta um repertório de músicas do cancioneiro popular, com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valença. A ação faz parte do projeto sociocultural Movimento Sanfônico, do Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social (Amjus), que oferece formação técnica integral, contínua, gratuita e inclusiva.

O grupo tem a regência do maestro Felipe Erick e é patrocinado pelo Instituto Neoenergia e pelo Programa Cultural Câmara Cascudo, com recursos da Neoenergia Cosern. A equipe conta ainda com a produção de Daniele Dones e assistência de José Carlos Soares e Walter Jefferson. A coordenação é de Heldene Santos. A viagem do grupo a Natal foi realizada a convite do Museu Câmara Cascudo, em transporte da UFRN, com o apoio da Caurn – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.

A mostra Olha pro céu meu amor: os santos de junho traz ao público imagens dos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, sob a personificação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.

A exposição conta com peças do acervo próprio do MCC e também cedidas por colecionadores, algumas delas datadas dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais, como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A mostra traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo. 

Serviço: 

Mostra Olha pro céu meu amor: os santos de junho

Até sábado, 9 de julho

Terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h

No Museu Câmara Cascudo – Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol

Entrada Gratuita

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]