Entidades científicas e acadêmicas celebram Dia Nacional da Ciência nesta sexta-feira

Publicado em 06 de julho de 2022 às 16h05min

Tag(s): Ciência e Tecnologia



Cerca de 11 entidades científicas e acadêmicas realizam nesta sexta-feira (08)  atividades para celebrar o Dia Nacional da Ciência. Este ano o tema será ‘Ciência para Todos’, com o foco em enfatizar o quanto a ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social de um país.

O dia começará, às 9h com o debate “Qual a importância das Ciências da Comunicação no e para o cotidiano das pessoas?”, promovida pela Federação Brasileira de Associações Científicas e Académicas de Comunicação (Socicom).  O evento contará com a participação de Juremir Machado da Silva, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ana Regina Rêgo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edson Dal Monte, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Giovandro Ferreira, da Intercom. O debate será transmitido pelo canal da Abralin no YouTube.

Em seguida, às 10h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza a mesa-redonda online “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”. Coordenado pelo presidente da SBPC, o evento contará com a participação de Antonio José Roque da Silva, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, professora titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Santuza Maria Ribeiro Teixeira, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Segen Farid Estefen, professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).  O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

Às 13h vai ser promovida uma aula pública com o tema “Ciência para Todos: NÃO aos cortes! FNDCT e ICMS ficam!”, promovida pelas Secretarias Regionais da SBPC em SP, Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Cientistas Engajados, EngD, Sou_Ciência, União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) e Via Saber. O evento contará com a participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e Soraya Smaili, coordenadora geral do SOU_Ciência.

Em seguida, às 16h horas, será organizada uma Marcha Pela Ciência, na Avenida Paulista, partindo do Masp.

O dia será finalizado às 16h30 com o painel “Materiais para um mundo mais sustentável” promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). Moderado pelas professoras Mônica Alonso Cotta, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Iêda Maria Garcia dos Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o evento contará com a participação de Cauê Ribeiro de Oliveira, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Hidembergue Ordozgoith da Frota, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),e Simoni Margareti Plentz Meneghetti, professora associada da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

programação completa está disponibilizada no site da SBPC e será divulgada ao longo do dia nas redes sociais da entidade (@SBPCnet). Confira e faça parte desta mobilização!

Confira a programação:

9h – “Qual a importância das Ciências da Comunicação no e para o cotidiano das pessoas?” (Socicom). Participantes: Juremir Machado da Silva (PUC-RS), Ana Regina Rêgo (UFPI), Edson Dal Monte (UFBA) e Giovandro Ferreira (Intercom). Assista aqui.

10h – Mesa-redonda central “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”. Coordenação: Renato Janine Ribeiro (SBPC). Participantes: Antonio José Roque da Silva (CNPEM), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti (UFPE), Santuza Maria Ribeiro Teixeira (UFMG), e Segen Farid Estefen (Coppe/UFRJ).  Assista aqui | Card de divulgação

13h – “Ciência para Todos: NÃO aos cortes! FNDCT e ICMS ficam!” (SBPC-SP, Aciesp, APQC, ANPG, Cientistas Engajados, EngD, Sou_Ciência, UMES, Via Saber). Card de divulgação

14h – Mesa Virtual “Ciência: como torná-la mais acessível a todos!” (SBPC-GO). Abertura: Rosália Jesuíno (SBPC-GO); Mediação: Gustavo Rodrigues Pedrino (UFG).  Debatedores: José Alexandre Felizola Diniz Filho (UFG), Rogério Pereira Bastos (UFG) e Diego Basile Colugnati (UFG). Assista aqui.

14h – “Ciência para Todos” (SBPC-SC). Coordenação: Luiz Claudio Miletti (SBPC-SC). Participantes: Daniele Nicolodelli (UFFS), Thaís de Souza Lapa (UFSC) e Paulo César de Azevedo Simões Lopes (UFSC). Card de divulgação | Assista aqui.

14h – “Mulheres nas Ciências” (SBFgnosia). Participantes: Denise Brentan (UFMS), Denise Endringer (UVV) e Kariane Mendes Nunes (UFOPA). Assista aqui.

16h – Manifestação presencial SP “Ciência para Todos: NÃO aos cortes! FNDCT e ICMS ficam!” (SBPC-SP, Aciesp, APQC, ANPG, Cientistas Engajados, EngD, Sou_Ciência, UMES, Via Saber). Local: MASP (Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP). Card de divulgação

16h – “Impacto dos cortes orçamentários para a Ciência e a Educação em Minas Gerais” (SBPC-MG). Moderação: Andrea Mara Macedo (SBPC). Participantes: Sandra Goulart (UFMG), Marcelo Andrade (UFSJ/Foripes) e Aurélio Ferreira (IFMG/Inteligência Coletiva). Card de divulgação | Assista aqui.

16h – “Divulgação Científica em Linguística” (Abralin). Participantes: Vitor Hochsprung (Doutorando-UFSC) e Lou-Ann Kleppa (UNIR). Assista aqui.

16h – Painel “Interseccionalidade e deficiência” (ABPEE). Participantes: Geiza Letícia Kempfer Böck (UDESC) e Márcia Morais (UFF). Assista aqui.

16h30 – Painel “Materiais para um mundo mais sustentável” (SBPMat). Moderadoras: Mônica Alonso Cotta (UNICAMP) e Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB). Participantes: Cauê Ribeiro de Oliveira (EMBRAPA), Hidembergue Ordozgoith da Frota (UFAM) e Simoni Margareti Plentz Meneghetti (Ufal). Assista aqui.

Jornal da Ciência

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]