Audiência discute cortes orçamentários que prejudicam produção científica nacional

Publicado em 11 de julho de 2022 às 10h42min

Tag(s): Cortes na Educação Produção científica



A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira (11) os cortes orçamentários que prejudicam o setor.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que pediu a realização do debate, afirma que, no mês passado, a área econômica do governo federal projetou um corte de R$ 3,23 bilhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC), o que atinge órgãos de grande importância para a produção científica nacional.

A deputada cita reportagem do jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual, o MEC decidiu aplicar um bloqueio linear para todas suas unidades porque teve um "prazo exíguo" para definir essas restrições.

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros, um representante do Ministério da Economia; a diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Francilene Procópio Garcia; e o secretário-executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), Fábio Guedes Gomes.

A audiência será realizada no plenário 13 a partir das 14 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]