Todos os crimes cometidos por Bolsonaro em ato golpista com embaixadores

Publicado em 19 de julho de 2022 às 15h16min

Tag(s): Eleições Golpe



Todos os crimes cometidos por Bolsonaro em ato golpista com embaixadores
 

No final das contas, cometeu crimes de responsabilidade em série, que podem levar ao seu afastamento da presidência e até a prisão. Bolsonaro atentou contra o Estado Democrático de Direito.

“Não podemos realizar as eleições sob o manto da desconfiança”, afirmou em um momento.

A Lei do Impeachment, a Lei 1079, no art. 6°, de crimes contra o livre exercício dos direitos constitucionais, diz que é punível “opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário” e “usar de violência ou ameaça para constranger juiz”.

No art. 7°, segundo a colunista Miriam Leitão, de O Globo, que trata de crimes contra o exercício dos direitos políticos individuais e sociais, é ilícito “utilizar o poder federal para impedir a livre execução da lei eleitoral”, “servir-se das autoridades sob sua subordinação imediata para praticar abuso de poder”,  “incitar militares à desobediência à lei ou infração à disciplina”, ou “provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis.”

No artigo 324 do Código Eleitoral é crime também “caluniar alguém na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”.

No Artigo 325, “Difamar alguém visando fins de propagada imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação”.

Por fim, na Constituição está escrito que é crime se insusgir contra “o livre exercício do Poder Judiciário” e o “exercício dos direitos políticos, individuais e sociais”.

Fonte: Diário do Centro do Mundo

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]