74ª Reunião do SBPC é marcada por exaltar a Ciência e Tecnologia

Publicado em 29 de julho de 2022 às 15h47min

Tag(s): Proifes-Federação SBPC



Encontro anual reúne os principais autoridades científicas do país em

discussões relevantes para a Ciência & Tecnologia

74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebeu centenas de visitantes durante esta semana, na Universidade de Brasília (UnB). Com painéis, mesas redondas, palestras e conferências sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, educação, cultura e comunicação, o encontro busca debater o futuro do fomento das temáticas no país.

Com a presença de diversos representantes das entidades da sociedade civil, membros do Grupo de Trabalho de Ciência & Tecnologia do PROIFES acompanharam de perto as discussões, como a mesa redonda sobre “O plano nacional de educação e um projeto de país (ANPAE)”, onde explicitaram sobre os cortes feitos pelo MEC no financiamento da pesquisa durante o governo Temer e a necessidade do retorno deste diante das imensuráveis perdas que acontecem no setor, além de evidenciar a importância da revogação da EC95.

Para Enio Pontes, Diretor do GT, “A SBPC é onde está a principal discussão sobre a ciência nacional, a discussão política da ciência do país. Aqui se encontram as mais diversas entidades da área e nós estamos aqui na 74ª reunião anual da SBPC encontrando com diversas autoridades científicas e em discussões bem relevantes com o grupo GT Ciência & Tecnologia do PROIFES.” confira:

 


Para o professor Dárlio Teixeira, Diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato e membro do GT, “A SBPC é de grande importância para o GT C&T do PROIFES visto que é nesse evento que se encontra a maioria dos atores que desenvolvem a Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, neste evento estamos nos articulando com outros movimentos como por exemplo sindicatos que representam servidores públicos federais que desenvolvem atividades de carreira federal na área de C&T.” disse após participar da mesa redonda sobre  “.

 


Encontro com Presidenciáveis

A Reunião Anual continua suas atividades com uma série de debates com os presidenciáveis, recebendo nesta manhã, no auditório da UDUnB, o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A SBPC convidou os três candidatos que lideram as intenções de voto nas pesquisas de opinião pública até o mês de junho – Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes – para participar da série de debates “Encontro com presidenciáveis”, entre os dias 26 e 29 de julho, como parte da programação da 74ª Reunião Anual. 

O objetivo da iniciativa é abrir um canal de diálogo para apresentar propostas de políticas públicas e ter o comprometimento dos candidatos com as pautas defendidas pela entidade e pela comunidade científica e acadêmica que representa.

Durante o encontro, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, entregará  documento com propostas da comunidade científica para políticas públicas em diversos setores do País.

Fonte: PROIFES

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]