Campanha arrecada livros para abrir nova biblioteca pública em Natal

Publicado em 29 de julho de 2022 às 15h51min

Tag(s): Cooperativa Cultural Universalização das Bibliotecas



Corredores da Livraria Cooperativa Cultural em pleno funcionamento. (Foto: acervo da Livraria Cooperativa Cultural)
A Livraria Cooperativa Cultural é parceira dessa ação e um dos pontos
de arrecadação dos títulos, juntamente ao ADURN-Sindicato.

Por Leilany Oliveira

Está aberta a campanha de doação de livros para a composição da Biblioteca Tomásia Isabel Araújo, que será inaugurada em setembro no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino Santa Catarina – CASEMI, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNDASE do Governo do Estado do RN. A Livraria Cooperativa Cultural é parceira dessa ação e um dos pontos de arrecadação dos títulos, juntamente ao ADURN-Sindicato.

Maria Rita, a atual gerente do CASEMI Santa Catarina, explicou que a unidade atende jovens de 12 a 18 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas. “O CASEMI é um espaço de acolhimento para as meninas em semiliberdade voltarem a estudar, trabalhar e se capacitar, até o retorno efetivo para a sociedade e às novas oportunidades de integração social”. Apresentou Maria Rita.

Ainda sem uma biblioteca estruturada, a expectativa da equipe é conquistar um acervo formado pelas doações literárias, que deverão ser efetuadas até o dia 01 de setembro nos pontos de arrecadação. Wani Fernandes, vice-presidenta da Cooperativa Cultural, reforçou a relevância da realização dessas ações para a transformação social por meio da leitura e da educação. “A Livraria possui um histórico de doações literárias para a criação de bibliotecas públicas, participar de uma campanha como essa é muito significativo para nós.”

Maria Rita contou que a sua grande motivação parte do afeto materno. “Ser mãe me motiva a continuar, se cada um olhasse para esses jovens como olham para os seus filhos, haveria mais humanização no processo. É comum encontrar meninas que tiveram o primeiro contato com literatura, no CASEMI, ou que desconheciam o conceito de leitura interpretativa. Esse é o nosso papel, se você muda o modo de pensar, você muda o modo de viver.” Defendeu Maria Rita.

Para ajudar a campanha, você pode doar gibis, livros de leitura e livros para colorir em um dos nossos pontos de arrecadação, na Livraria Cooperativa Cultural (das 8h às 18h) ou no ADURN-Sindicato (das 9h às 12h – das 13h às 17h).

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]