ADURN-Sindicato lamenta a morte da professora Dalcy da Silva Cruz

Publicado em 04 de agosto de 2022 às 10h02min

Tag(s): Nota de pesar



Foi com profunda tristeza que a diretoria do ADURN-Sindicato recebeu, na noite desta quarta-feira (03), a notícia do falecimento da professora Dalcy da Silva Cruz, aos 91 anos. Docente aposentada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dalcy foi uma figura importante para a consolidação do estudo da sociologia no estado do RN e para a luta do Movimento Docente no país.

Iniciou sua carreira como professora do Ensino Superior no ano de 1970, na Faculdade de Sociologia e Política da Fundação José Augusto. Lecionou na instituição até 1976, quando o curso foi fechado pela ditadura militar. Em 1977 tornou-se professora do então Departamento de Estudos Sociais da UFRN, onde se aposentou em 1993.

A aposentadoria, porém, não representou o fim de sua atuação na academia. A docente continuou atuando voluntariamente na UFRN como professora colaboradora até 2014, quando acompanhou o professor Thiago Lucena na disciplina Política Científica e Tecnológica, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN). Também atuou como docente na Universidade Potiguar (UnP) e como pesquisadora no Serviço Social do Comércio (SESC).

Incansável lutadora das causas sociais, enfrentou a ditadura no Brasil e, anos mais tarde, foi uma das fundadoras do ADURN-Sindicato, passando a integrar a gestão da entidade de 1981 a 1983. Além disso, atuou como assessora da Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte (FETARN), no Movimento de Educação de Base (MEB) da Arquidiocese de Natal, no Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais e como assessora de pesquisa do Centro de Educação Técnica do Nordeste (CETENE), ligado ao Ministério de Educação e Cultura.

Lembrada pelos colegas como uma grande figura humana, a partida de Dalcy é uma perda irreparável. O ADURN-Sindicato reverencia o seu legado e exemplo de vida. Neste momento de dor e consternação, expressamos as mais dolorosas condolências à família e aos amigos. 

O velório de Dalcy Cruz está acontecendo duarante esta quinta-feira (04), no Centro de Velório São José, localizado à Rua São José, 1248 - Lagoa Seca. A missa está programada para às 15h, cortejo às 16h e sepultamento às 17h, no Cemitério Morada da Paz, Rua Aurino Vila, 882 - Emaús, Parnamirim.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]