Lei de Francisco do PT inclui literatura potiguar no currículo das escolas do RN

Publicado em 05 de agosto de 2022 às 16h19min

Tag(s): Escola Pública Incentivo à leitura



Obras de escritores potiguares precisam ser incluídas no currículo das escolas do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei Nº 11.231, de 4 de agosto de 2022, que institui a Literatura Potiguar como tema complementar de forma interdisciplinar na rede estadual de ensino público e particular.

A norma foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5) e o projeto da lei tem autoria do deputado estadual Francisco do PT. Para ele, a medida é estratégica para a difusão da produção literária local ao mesmo tempo em que fomenta a cultura leitora dos estudantes.

“Sabemos que as escolas são por excelência espaços privilegiados para o ensino e difusão de informações. Pelas escolas passam jovens em processo de formação pessoal e intelectual. Entendemos que é fundamental valorizar nossos escritores e editoras locais, promover ações e políticas públicas que venham democratizar o acesso do livro às crianças”, comenta o deputado, que é também professor.

“Por isso, nada mais adequado e estratégico inserir no ambiente escolar a literatura potiguar”, conclui.

Órgão público competente estabelecerá as diretrizes básicas para a adequação das atividades que incluem o tema em sala de aula.

Também por iniciativa do deputado, no dia 8 de julho, a Assembleia Legislativa promoveu Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Literatura Potiguar, data instituída em 2019.

O evento contou com a participação de professores, escritores, poetas, outras personalidades diversas e instituições relacionadas à Cultura e à Literatura do Rio Grande do Norte. Entre eles, a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), a Academia Macauense de Letras e Artes (AMLA), Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Maria das Graças de Macedo Azevedo (In Memoriam), Pinto Júnior (In Memoriam), Tarcísio Gurgel e Thiago Gonzaga.

Fonte: Agência Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br