Universidades por todo o País realizam a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” nesta quinta-feira, 11 de agosto. O documento nasceu na Faculdade de Direito da USP e está em circulação desde 25 de julho, dias após a reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, durante a qual criticou o sistema eleitoral brasileiro.

Em poucos dias a manifestação ganhou adesão de milhares de representantes de diversos setores. Hoje, conta com mais de 900 mil assinaturas de juristas, empresários, políticos, artistas e demais representantes da sociedade civil. Ferrenha defensora da democracia e dos direitos civis, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está entre as entidades que endossam a carta.

A carta ganhou repercussão em toda imprensa nacional e também fora do país. O jornal português Público, por exemplo, destacou o documento, acrescentando a expectativa de que chegue logo ao milhão de assinaturas.

O manifesto faz alusão à “Carta aos Brasileiros de 1977”. Lida pelo professor da USP Goffredo da Silva Telles Junior, no Largo de São Francisco, em plena ditadura, o documento conclamava ao restabelecimento da democracia no País. Foi considerado um marco na resistência ao regime militar.

Passados 45 anos, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com apoio de milhares de brasileiros e instituições do País, volta a se posicionar firmemente em defesa do Estado de Direito ao denunciar o “momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.”

“São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, afirma a carta.

Mais de 25 universidades, de norte a sul do País, organizaram sessões para ecoar a leitura do documento nesta quinta, data em que se celebra o Dia do Advogado.

Na USP, no Pátio das Arcadas, no Largo de São Francisco, em São Paulo, a manifestação começou às 10h da manhã, com a leitura do manifesto “Em Defesa da Democracia e Justiça”, articulado pela Fiesp e endossado por mais de 100 entidades – entre elas, a SBPC. E às 11h30, foi lida a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”. O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, esteve presente no ato.

“A SBPC lembra que no mesmo ano da ‘Carta aos Brasileiros’, a ditadura militar impediu a realização de nossa Reunião Anual em Fortaleza’, conta Janine Ribeiro. “Mas a mobilização da comunidade científica brasileira, somada ao apoio do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, permitiu que ela se realizasse na PUC de São Paulo. É a mesma luta que teve na RA de 1977 e na Carta aos Brasileiros dois pontos altos.”

UFSC, UnB, UFG, Uerj, Unicamp, Ufal, UFBA, UFMG, UFPA, PUC-RJ estão entre as instituições que também realizam manifestações nesta quinta. A UFPR deu início aos atos, em sessão na terça-feira, 09 de agosto, da qual também participou o presidente da SBPC (assista aqui).

O documento ainda está aberto para receber assinaturas neste link.

Fonte: SBPC