OMS abre consulta pública para rebatizar a Monkeypox e evitar estigmatização

Publicado em 19 de agosto de 2022 às 16h31min

Tag(s): Consulta Saúde



Uma plataforma no site da organização continua a coletar sugestões

A Organização Mundial da Saúde abriu uma consulta pública em seu site para rebatizar a Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O anúncio, feito pela OMS na terça-feira 16, é uma tentativa de encontrar uma nomenclatura menos estigmatizante para a doença, que vem avançando no mundo.

O nome “varíola dos macacos” surgiu porque o vírus foi originalmente identificado em macacos mantidos para pesquisa na Dinamarca em 1958, mas a doença é encontrada em vários animais. A descoberta em humanos ocorreu em 1970, na República Democrática do Congo, com a propagação desde então limitada principalmente a certos países da África Ocidental e Central, onde é endêmica.

A partir de maio deste ano, no entanto, o que se viu foi a propagação do vírus pelo mundo, com a confirmação de mais de 31 mil casos e 12 mortes, segundo levantamento da OMS. A organização designou o surto como uma emergência sanitária global. A doença causa febre, dores musculares e lesões cutâneas.

O alerta é de que o termo atual pode ser estigmatizante para o continente africano e para os primatas, que deram nome à doença mas desempenham papel secundário em sua propagação. Recentemente, foram relatados casos no Brasil de pessoas atacando  macacos por medo da doença.

Fonte: Carta Capital

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]